Esta atitude ao dormir pode favorecer proliferação de fungos
Dormir com cabelo molhado pode ser uma prática recorrente para quem precisa economizar tempo, mas essa atitude pode trazer riscos à saúde capilar
Os cuidados de higiene capilar são fundamentais na rotina de todos nós. E um dos erros mais comuns é ir dormir com o cabelo molhado.
O hábito pode parecer inofensivo, mas existe uma série de riscos associados. Quando os cabelos ainda estão úmidos ao se deitar, podem surgir diversos problemas, desde a aparência “amassada” ao despertar à proliferação de fungos e bactérias.
Com um olhar especial para a saúde capilar e o bem-estar, veja a seguir as implicações de dormir sem secar os cabelos adequadamente.
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
- O que fazer em Guarda do Embaú? 3 ideias para o verão
Quais são os principais problemas de dormir com o cabelo molhado?
Dormir com o cabelo úmido não apenas deixa o travesseiro encharcado, mas também pode estimular uma série de danos ao cabelo e ao couro cabeludo, incluindo:
Irritação na pele
Para aqueles que têm a pele oleosa ou propensão a desenvolver dermatites, dormir com os cabelos molhados pode piorar a situação. Os fios úmidos e abafados podem causar coceira e vermelhidão no couro cabeludo. A condição é mais comum no inverno ou durante períodos de estresse emocional.
Caspa
Assim como a irritação da pele, a umidade excessiva na região do couro cabeludo pode acelerar o processo de descamação da pele, resultando na ocorrência de caspa. Em casos extremos, essa condição pode levar até a queda dos fios de cabelo.
Infecções por fungos
Os fungos se proliferam em ambientes úmidos como o couro cabeludo. Ao dormir com os cabelos molhados, você aumenta o risco de infecções fúngicas, que podem resultar em caroços ou nozinhos no couro cabeludo.
Crise respiratória alérgica
Dormir com o cabelo molhado também pode desencadear crises respiratórias alérgicas em pessoas com asma ou rinite. Isso se deve ao aumento da umidade nos tecidos da roupa de cama, favorecendo a proliferação de ácaros e fungos.
Queda de cabelo
Quando está molhado, o cabelo costuma ficar mais fraco e vulnerável a danos, favorecendo quadros de quebra e até mesmo, segundo alguns especialistas, pontas duplas.
Como evitar esses problemas?
Se você costuma lavar os cabelos antes de dormir, a melhor solução seria utilizar um secador. Aplique um protetor térmico nos fios antes de iniciar a secagem e mantenha o aparelho a uma distância mínima de 20 centímetros do couro cabeludo.
Além disso, alguns cuidados simples podem ajudar a acelerar a secagem dos cabelos: torcer os cabelos após o banho para eliminar o excesso de umidade, utilizar toalhas de microfibra que têm um maior poder de absorção e evitar o uso de muito finalizador.
Bons hábitos de higiene capilar são fundamentais para a saúde dos cabelos. Além de secar adequadamente os fios, também é importante manter uma boa rotina de limpeza e hidratação para manter os cabelos saudáveis e bonitos.