É melhor evitar sorrir em alguns países – entenda

Sabe aquela história de que os brasileiros são um povo amoroso, alegre e receptivo, cheio dos sorrisos? Pois é – acontece que mostrar os dentes não é a melhor atitude em alguns países. Há lugares em que um sorriso pode até mesmo indicar burrice!

O Mega Curioso, parceiro do Catraca Livre, explica. É que de acordo com um estudo feito por Kuba Krys, da Academia Polonesa de Ciências, em países em que os sistemas sociais são muito instáveis – lugares em que políticas de segurança, sistemas de saúde e tribunais não funcionam direito, por exemplo -, as pessoas podem se sentir estranhas ao sorrirem, uma vez que as coisas não estão indo muito bem. Por outro lado, sociedades corruptas podem ver os sorrisos como expressões falsas, de quem está tirando vantagem de alguma coisa.

Com sua pesquisa, Kuba Krys concluiu que a Alemanha, a Suíça, a China e a Malásia são países que consideram o sorriso um sinal de inteligência, enquanto o Japão, Índia, Irã, Coreia do Sul e Rússia acham que o gesto indica burrice (interessante a mistura de países desenvolvidos e subdesenvolvidos em cada categoria, não é?). A Argentina e as Maldivas, por sua vez, ficaram na lista de lugares em que sorrir e ser desonesto caminham lado a lado. Dá para acreditar?

Você pode ler mais sobre o assunto no Mega Curioso.