Em caso raro, homem morre após ser lambido por cachorro

Bactéria Capnocytophaga canimorsus é muito comum na boca de cães, mas raramente é transmitida para humanos

Por: Redação

Na Alemanha, um homem de 63 anos contraiu uma infecção bacteriana rara depois de ser lambido por seu cachorro. Inicialmente, os sintomas eram parecidos com os da gripe, como temperatura elevada e dificuldade em respirar. No 16º dia após a internação, ele morreu de choque séptico grave.

A bactéria Capnocytophaga canimorsus é muito comum, mas raramente é transmitida. Acreditava-se que a bactéria passava a para humanos apenas por meio de mordida. Segundo a divulgado pelo Journal of Case Reports, o caso desse alemão mostrou que a transmissão pode ser por meio menos invasivo e perceptível – como por uma simples lambida.

Crédito: Divulgação/EjcrimBactéria Capnocytophaga canimorsus é muito comum na boca de cães

“Os donos de animais com sintomas semelhantes aos da gripe devem procurar atendimento médico com urgência quando seus sintomas excederem os de uma infecção viral simples, que neste caso era dispnéia grave [dificuldade em respirar] e petéquias [erupção cutânea causada por vasos sanguíneos quebrados]”, relatou a equipe médica.

“Os médicos confrontados com esses pacientes devem perguntar sobre o contato com cães e gatos. Eles devem considerar as infecções por C. canimorsus também na presença de púrpura fulminante e na ausência de mordidas ou arranhões nos animais e qualquer imunodeficiência.

A infecção por C. canimorsus em humanos é fatal em 25% dos casos registrados.

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …