Empresa faz recall mundial de silicone por risco de câncer raro
Medida veio após relatórios da agência reguladora dos EUA observar aumento da doença e de mortes ligadas ao implante
A fabricante irlandesa Allergan anunciou nesta quarta-feira, 24, um recall mundial de três tipos de próteses de silicone e expansores de tecido texturizados BIOCELL®. A medida atende a um pedido da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), que afirma que as próteses mamárias podem estar relacionadas ao risco de linfoma anaplástico de grandes células, um tipo raro de câncer que se desenvolve ao redor do implante.
Em todo mundo, foram registrados 573 casos da doença, sendo 33 mortes. Desse total, 481 casos e 12 mortes foram atribuídas aos implantes da Allergan, segundo a agência americana.
De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, a FDA e outras autoridades sanitárias não recomendam a remoção ou substituição de implantes mamários em pacientes que não apresentem sintomas da doença, como inchaço ou acúmulo de líquido ao redor do implante.
- EUA alertam que todos modelos de silicone podem causar câncer
- Câncer de mama: saiba como fazer o autoexame
- Anvisa suspende venda e importação de 3 tipos de implantes de seios
No Brasil, os produtos recolhidos serão os seguintes:
- Natrelle Expansor Tissular
- Natrelle Implante Mamário Texturizado
- Natrelle Implante Mamário Duplo Lúmen
A Allergan também informou que está à disposição para esclarecer dúvidas de pacientes e médicos pelo telefone 0800 14 4077, de segunda a sexta, das 8h às 17h.