Entenda a doença que matou a atriz Mabel Calzolari aos 21 anos
Aracnoidite torácica é uma inflamação que causa dor, perda de movimentos e outras complicações
A atriz Mabel Calzoni, que morreu aos 21 anos, sofria de uma doença rara chamada aracnoidite torácica. A família informou que a jovem teve morte cerebral após ter paradas respiratória e cardíaca.
O diagnóstico foi descoberto em 2019, após o nascimento de Nicolas, seu filho, fruto do relacionamento com o ator João Fernandes. Desde então, a atriz foi internada várias vezes e passou por 10 cirurgias.
Em suas redes sociais, Mabel, que atuou na novela da Globo “Orgulho e Paixão”, em 2018, compartilhava a rotina de tratamento e internações. Em uma das publicações, ela revelou que tinha contraído meningite durante o tratamento, mas que seguia na luta. “Eu creio que tudo vai ficar bem”, postou.
- Mpox: entenda como a doença pode causar a morte
- Entenda a Síndrome da Pessoa Rígida, doença de Céline Dion
- Infarto ou ansiedade: aprenda a diferenciar os sintomas
- Entenda como pesadelos podem sinalizar doenças autoimunes
O que é aracnoidite torácica?
A aracnoidite é uma inflamação da membrana fina que envolve todo o sistema nervoso central. É uma condição que faz essa membrana inchar e causar dor. Ela pode acontecer na região torácica, na cervical, na coluna lombar e no crânio, em volta do cérebro.
No caso da aracnoidite torácica, a pessoa pode ficar paraplégica, porque a medula torácica é responsável pela força das pernas.
Se o problema for localizado na cervical, a pessoa pode ficar tetraplégica, sem os movimentos dos braços e das pernas.
Esse problema é causado geralmente por três fatores principais:
1) Trauma, incluindo cicatrizes de cirurgias prévias
2) Substâncias tóxica, vírus ou bactéria
3) Infecções (meningite tuberculosa, etc)
No caso e Mabel, o que causou a inflamação foi uma injeção na coluna espinhal chamada raquianestesia durante o parto do filho, Nicolas. Isso gerou a inflamação na região torácica.
Sintomas
Os sintomas geralmente são dor, fraqueza nas pernas, falta de sensibilidade no corpo, formigamento, alteração do controle do intestino e controle urinário, até completa paralisação da bexiga. Esses problemas podem desperecer e reaparecer durante o tratamento.
Em entrevista à revista Quem, no ano passado, Mabel chegou a relatar que a dor nas costas era tão forte que parecia a dor do parto. “Era uma dor insuportável, como se estivesse parindo pelas costas. Fiquei com essa dor uma semana, com dificuldade para respirar, doía muito. Quando deitava dava um aliviada, então ficava mais deitada”, afirmou.
Tratamento
A aracnoidite não tem cura em nenhum dos tipos, porque não é possível reverter a fibrose já estabelecida. Os medicamento são utilizados para aliviar a dor e controlar a inflamação. Além disso, existem procedimentos de descompressão e cirurgias, que visam retirar essas cicatrizes que vão se formando e comprimindo nervos e medula.
Segundo Monique Curi, amiga de Mabel, as cirurgias que a atriz precisou fazer para controlar a doença teria acabado por ter consequências no funcionamento do sistema nervoso dela. Mabel passou a apresentar convulsões.
“Na semana passada, com as convulsões, ela passou a não mais reconhecer mais ninguém. Não sabia quem era ou onde estava”, contou a amiga.