Entenda o que é a medicina ayurveda e como ela se aplica

Objetivo não é apenas curar doenças, mas integrar o organismo, a alma e a mente

Por: Redação Comunicar erro

O termo “ayurveda” está cada vez mais comum, mas ainda confunde muita gente. Acontece que essa palavra é aplicada a diversos aspectos do dia a dia, como alimentação, terapias e massagens.

Na verdade, ayurveda significa “ciência da vida” e é o mais antigo registro de medicina do mundo. A origem desse conjunto de técnicas está nos territórios que hoje pertencem à Índia e ao Paquistão.

ayurveda
Crédito: Sarah Biesinger/iStockA medicina ayurveda também é conhecida na alimentação por alguns dos seus pratos, como o leite dourado

O grande objetivo dessa forma de cuidar do corpo não é apenas curar doenças, mas integrar o organismo, a alma e a mente. Somente quando as pessoas estão em equilíbrio elas estão verdadeiramente saudáveis. Confira como essa técnica é aplicada no dia a dia.

Alimentação

A alimentação ayurveda leva em consideração a personalidade das pessoas. De acordo com esse pensamento, cada um tem um dosha, isto é, temperamento que pode ser levado em consideração na dieta, para obter os melhores resultados. Esses doshas são representados por dois dos cinco elementos: fogo, água, ar, espaço e terra.

Além disso, esse tipo de filosofia prega que as pessoas prefiram os alimentos da estação. Assim, o consumo é de acordo com o tempo e com o que a natureza tem a oferecer.

Nos dias de hoje, a medicina ayurveda também é conhecida na alimentação por alguns dos seus pratos, como o leite dourado. Essa bebida, considerada um superalimento, tem propriedades antioxidantes e aliado de boas noites de sono. Segundo o Q48, principal fabricante desse tipo de produto no país, o leite dourado também ajuda a relaxar e a emagrecer.

Massagem

Na medicina ayurveda, a massagem é outro componente de grande importância. O contato com algumas partes do corpo ajuda a melhorar a circulação e a eliminar toxinas. Os especialistas acreditam ainda que, quando feitas com óleos e algumas ervas, a massagem nutre os tecidos do corpo.

Ioga

A ioga e a medicina ayurveda andam lado a lado no bem-estar do corpo. Como a yoga preza pela boa postura, respiração e relaxamento, essa atividade tem o grande poder de melhorar a conectividade da pessoa com o próprio corpo. Da mesma forma, os exercícios contribuem para desobstruir as mais diversas regiões, até mesmo de quem não tem o hábito de fazer atividades físicas.

Terapias

Além da yoga, existem outras terapias alternativas, como meditação, cromoterapia e aromaterapia que fazem parte da ayurveda. Essas atividades trabalham mais a parte mental e a energia do indivíduo.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …