Entenda o que é pneumonite, os sintomas e complicações
Em alguns casos, a condição pode se agravar e acabar levando a pessoa à morte
A pneumonite foi a condição que recentemente levou à morte o empresário brasileiro Abílio Diniz, aos 87 anos. Criador do Grupo Pão de Açúcar, Abílio teve uma insuficiência respiratória em decorrência da doença.
A condição provoca inflamação dos pulmões e geralmente causada pela inalação de substâncias irritantes, como poeira, produtos químicos, fumaça ou microrganismos. Também há casos em que o paciente desenvolve pneumonite por motivos não identificados (idiopática), como foi o caso do empresário.
Os médicos também podem se referir à doença como pneumonia química, pneumonite por hipersensibilidade ou pneumonite alérgica.
- Estudo revela benefícios do aroma de alecrim para a memória
- Dicas incríveis para manter o seu travesseiro livre de ácaros e alergias
- Como regar plantas quando for viajar? 6 dicas que você nunca imaginou
- Saiba como competir no Tier 2 de League of Legends em 2025
Essa condição pode ser aguda ou crônica e pode variar em gravidade, dependendo da causa subjacente e da resposta do corpo à exposição irritante.
Causas e fatores de risco da pneumonite
A pneumonite ocorre quando uma substância irritante causa inflamação nos pequenos sacos de ar (alvéolos) dos pulmões. Essa inflamação dificulta a passagem do oxigênio pelos alvéolos para a corrente sanguínea.
De acordo com a Mayo clinic, muitos irritantes, desde fungos transportados pelo ar até medicamentos quimioterápicos, têm sido associados à pneumonite. Mas para a maioria das pessoas, a substância específica que causa a inflamação nunca é identificada.
As causas da pneumonite podem incluir:
- Drogas. Uma variedade de medicamentos pode causar pneumonite, incluindo alguns antibióticos, vários tipos de medicamentos quimioterápicos e medicamentos que mantêm os batimentos cardíacos regulares. Uma overdose de aspirina pode causar pneumonite.
- Fungos e bactérias. A exposição repetida a alguns fungos e bactérias pode causar inflamação nos pulmões. Variedades específicas de pneumonite relacionada a fungos receberam apelidos, como “pulmão do fazendeiro” ou “pulmão da banheira de hidromassagem”.
- Pássaros. A exposição a penas ou excrementos de pássaros é uma causa comum de pneumonite.
- Tratamentos de radiação. Algumas pessoas que se submetem à radioterapia no tórax, como no caso de câncer de mama ou de pulmão, podem desenvolver pneumonite. A condição também pode ocorrer após a radioterapia de corpo inteiro, necessária para preparar uma pessoa para um transplante de medula óssea.
Quais os sintomas de pneumonite?
- tosse seca persistente;
- falta de ar;
- febre;
- calafrios;
- dor no peito;
- fadiga;
- perda de peso;
- suores noturnos.
Os sintomas da pneumonite podem variar dependendo da causa e da gravidade da condição. Em casos graves, a pneumonite pode levar a complicações respiratórias, como insuficiência respiratória.
Como é o tratamento para pneumonite?
Corticosteroides ou imunossupressores
Esses medicamentos ajudam a reduzir a inflamação pulmonar. O médico pode prescrever prednisona, micofenolato ou azatioprina.
Medicamentos antifibróticos
Os medicamentos antifibróticos ajudam a retardar as cicatrizes nos pulmões.
Reabilitação pulmonar
Durante a reabilitação pulmonar, você e um profissional de saúde trabalharão juntos para criar um programa de exercícios para ajudar a aumentar a força pulmonar.
Oxigenoterapia
A oxigenoterapia ajuda a fornecer oxigênio ao corpo quando a respiração está difícil. Você pode precisar de oxigenoterapia o tempo todo ou apenas durante determinadas atividades, como fazer exercícios ou dormir.
Transplante de pulmão
Em casos graves de pneumonite que progridem para fibrose pulmonar, o médico pode recomendar a substituição de um ou ambos os pulmões pelos pulmões saudáveis de um doador.