Entenda o tipo de demência que afeta Maurício Kubrusly
Conheça a demência frontotemporal que afeta principalmente as áreas do cérebro associadas à personalidade
O jornalista Maurício Kubrusly, de 77 anos, foi diagnosticado há alguns anos com demência frontotemporal (DFT), a mesma doença que fez o ator Bruce Willis se aposentar no ano passado. A condição de saúde de Kubrusly foi revelada no programa Fantástico, neste domingo, 20.
Após o diagnóstico, o ex-repórter se mudou para o sul da Bahia, onde vive com a esposa, Beatriz Goulart.
A demência frontotemporal (DFT) é um grupo de doenças neurodegenerativas que afetam principalmente as regiões frontais e temporais do cérebro.
A DFT é diferente da demência mais comum, como a doença de Alzheimer, pois afeta áreas específicas do cérebro relacionadas ao controle do comportamento, das emoções e da linguagem.
Quais os sinais e sintomas da demência frontotemporal?
Como as áreas frontal (perto da testa) e temporal (perto das orelhas) do cérebro podem ser afetadas, os primeiros sintomas podem estar relacionados à mudança de personalidade, comportamento ou à fala.
De acordo com Alzheimer Society, no estágio inicial da demência frontotemporal, alterações de comportamento ou problemas com a fala podem aparecer separadamente. No entanto, à medida que a doença progride, esses sintomas se sobrepõem cada vez mais.
Ao contrário da doença de Alzheimer, as pessoas com demência frontotemporal geralmente permanecem conscientes do tempo (por exemplo, em que ano estamos) e a memória não é motivo de preocupação nos estágios iniciais.
Nos estágios posteriores, surgem sintomas gerais de demência, incluindo confusão e esquecimento. As habilidades motoras são perdidas e ocorrem dificuldades de deglutição.
Com relação à mudança de personalidade, as pessoas com a condição podem tornar-se impulsivas e perderem suas inibições sociais, ou adotarem um comportamento mais rude.