Entenda por que o acúmulo de gordura no fígado é tão perigoso
Como os sintomas são geralmente silenciosos em suas fases iniciais, é essencial realizar exames regulares para detectar a condição precocemente
Em muitas pessoas, a gordura no fígado por si só não causa muitos problemas no início. Porém, a condição pode piorar lentamente ao longo do tempo e gerar consequências sérias.
A gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, ocorre quando há um acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado.
Essa condição pode ser causada por uma série de fatores, incluindo uma alimentação rica em gorduras e carboidratos, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, diabetes tipo 2 e colesterol elevado.
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
Existem dois tipos principais de esteatose hepática:
- Gordura no fígado não alcoólica (NAFLD): associada principalmente a hábitos de vida pouco saudáveis, como má alimentação e falta de exercícios físicos.
- Esteatose hepática alcoólica: resultante do consumo excessivo de álcool, que interfere na capacidade do fígado de metabolizar gordura.
Por que é perigoso ter gordura no fígado?
A gordura no fígado pode ser perigosa porque, se não tratada, pode evoluir para condições mais graves.
A condição causa inflamação do fígado, o que eventualmente leva à formação de cicatrizes (fibrose) no fígado. Também pode levar a doenças hepáticas crônicas mais sérias, como cirrose ou até câncer no órgão.
Algumas pessoas que desenvolvem cirrose hepática grave precisam fazer um transplante de fígado.
Além disso, pessoas com fígado gorduroso têm maior risco de ataque cardíaco e derrame.
Como prevenir o acúmulo de gordura no fígado?
- comer uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis
- manter um peso saudável
- beber pouco ou nenhum álcool
- ser fisicamente ativo na maioria dos dias da semana
Quais os sinais de gordura no fígado?
Na maioria dos casos, a gordura no fígado (esteatose hepática) é uma condição silenciosa, sem sintomas evidentes nas fases iniciais. No entanto, quando o acúmulo de gordura no fígado se torna mais grave ou evolui para inflamação (esteato-hepatite), podem surgir alguns sinais.
5 sinais de esteato-hepatite
- Dor no canto superior direito da barriga;
- Cansaço extremo;
- Perda de peso e de apetite sem nenhum motivo aparente;
- Fraqueza;
- Aumento do fígado.
Esses sintomas podem acabar facilmente confundidos com outras doenças. Portanto, se houver suspeita de que seja consequência de doença hepática gordurosa, é fundamental procurar orientação médica e realizar exames específicos.
Além desses sinais, nos estágios mais avançados de esteato-hepatite, podem surgir outros sintomas, como ascite (acúmulo anormal de líquido dentro do abdome), encefalopatia (doenças no encéfalo) e confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas do sangue e icterícia (pele e olhos amarelados).