Entenda quais são os alimentos ricos em carboidratos
Guia rápido ensina o que você deve ou não tirar do seu cardápio se quiser emagrecer
Primeiro devemos entender que não existem “alimentos low carb”. O que ocorre é um conjunto de estratégias para reduzir o consumo de carboidrato. Para isso, é importante saber que quase todos os alimentos que comemos possuem este macronutriente, até mesmo vegetais e frutas.
50 receitas low carb gostosas e com pouquíssimo carboidrato
O próximo passo é ter em mente quais que não fazem parte de uma abordagem low carb. Vale lembrar que se você pretende seguir um estilo alimentar de baixo carboidrato, é importante buscar a avaliação de um profissional de nutrição em casos de sobrepeso, resistência à insulina e diabetes e/ou doenças metabólicas ou autoimunes.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Alimentos que não fazem parte de uma abordagem low carb
Grãos, cereais e derivados: trigo, aveia, milho, arroz, soja, cevada, centeio e painço.
São ricos em carboidratos e ainda apresentam alguns antinutrientes que podem prejudicar na absorção de minerais e vitaminas ou ainda aumentar a permeabilidade intestinal.
Açúcar: mel, agave, demerara, mascavo, melado, açúcar refinado, açúcar cristal e açúcar de coco.
O açúcar é um carboidrato que eleva os níveis de glicose no sangue. A insulina alta dificulta a queima de gordura. Portanto, se o objetivo é emagrecer ou cuidar de doenças relacionadas ao aumento da insulina, então o consumo desses açúcares precisa ser evitado em todas as suas formas.
O que comer?
Frutas são ricas em carboidratos e fibras. Então, se precisa emagrecer ou controlar o açúcar na sua dieta, escolha frutas menos doces.
A cenoura e a batata, apesar de crescerem em baixo da terra, possuem uma quantidade menor de carboidrato. Com exceção de batata (doce ou inglesa) mandioca, cará, inhame, batata salsa (aquela cenourinha amarela), não se preocupe tanto com a quantidade de carboidratos dos vegetais. Eles contém uma grande quantidade de fibras, contabilizadas como carboidratos, mas que não são absorvidos pelo nosso corpo.
Continue lendo aqui para conhecer outros alimentos que não fazem parte da dieta low carb.
Texto produzido por Mônica Souza e publicado no Personare.