Últimas notícias:

Loading...

Entenda síndrome que deixou ator de ‘Stranger Things’ banguela

Por: Redação

Na série “Stranger Things”, o personagem Dustin sofre bullying por não fazer parte da turma mais popular do colégio e uma característica sempre lembrada pelos valentões que o cercam é a falta de dentes.

Logo no primeiro capítulo, ele explica aos colegas que sofre de displasia cleidocraniana, uma doença rara que retarda o crescimento dos dentes e atinge os ossos da face e clavícula.

Entenda síndrome que Dustin, de ‘Stranger Things’, banguela
Entenda síndrome que Dustin, de ‘Stranger Things’, banguela

O ator mirim Gaten Matarazzo nasceu com a doença, que foi incorporada ao personagem da série da Netflix. A doença genética pode se desenvolver por fatores hereditários ou por mutação.

Em entrevista ao Extra, uma especialista em cirurgia bucomaxilofacial explicou que os dentes de leite nascem, mas os permanentes demoram e são necessárias intervenções cirúrgicas para corrigir o problema.

Além da parte dentária, pessoas com a síndrome podem ter baixa estatura, alterações na clavícula, mãos pequenas, proeminência ou achatamento da face. O diagnóstico é feito através de uma radiografia panorâmica da face e quanto antes for descoberto melhor.

Segundo especialistas, a síndrome não tem consequências graves e seu problema principal está relacionado à parte ortodôntica, podendo atrapalhar a mordida, alterar a fala e causar problemas respiratórios.

Em maio deste ano, Gaten fez a primeira cirurgia para consertar os dentinhos.

Compartilhe: