Envelhecimento acelera repentinamente quando se chega nesta idade
Descoberta de estudo pode revolucionar a maneira como entendemos o envelhecimento e abordamos as doenças relacionadas à idade
Um estudo de uma equipe da Stanford Medicine descobriu que nossos corpos passam por transformações moleculares dramáticas em idades específicas. Segundo os pesquisadores, nosso envelhecimento acelera em dois pontos específicos, ao completar 44 e 60 anos.
Durante anos, os cientistas acreditaram que o envelhecimento era um processo lento e constante. No entanto, esta nova pesquisa, publicada na Nature Aging, pinta um quadro diferente.
Ao analisar milhares de moléculas e micróbios em pessoas entre 25 e 75 anos, os pesquisadores puderam observar que nossos corpos passam por mudanças rápidas durante esses dois períodos-chave em nossas vidas.
Mudanças moleculares
Um jeito de imaginar isso é pensar como se o corpo tivesse surtos repentinos de crescimento, mas em vez de ficar mais alto, ele passa por mudanças moleculares invisíveis.
Essas mudanças afetam tudo, desde como o corpo processa álcool e cafeína até como ele regula seu sistema imunológico e a saúde cardíaca.
Detalhes da investigação
O estudo rastreou 135.000 moléculas e micróbios diferentes em 108 participantes ao longo de vários anos.
O que eles descobriram foi que cerca de 81% desses marcadores biológicos não mudaram gradualmente.
Em vez disso, eles mostraram aumentos ou diminuições significativas em idades específicas, agrupando-se em torno de dois períodos de tempo: meados dos 40 e início dos 60 anos.
Esta descoberta pode explicar por que o risco de certas doenças parece aumentar em determinadas idades.
Por exemplo, o estudo descobriu que moléculas relacionadas a doenças cardiovasculares mostraram mudanças significativas em ambos os pontos de tempo.
Isso sugere que as bases para problemas cardíacos podem ser estabelecidas muito antes dos sintomas aparecerem.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente essas mudanças repentinas, as descobertas do estudo destacam a importância de ser proativo em relação à sua saúde, especialmente à medida que você se aproxima da meia-idade.