Esclareça suas dúvidas: 4 termos que seu ginecologista usa e você não entende

Visitar um ginecologista regularmente é uma das melhores medidas para a saúde da mulher. Certas vezes, porém, as palavras ditas pelo médico podem deixar a paciente na dúvida: o que significa estar com o pH da vagina desequilibrado? O que é mioma?

Esclareça suas dúvidas com seu ginecologista
Créditos: lev dolgachov
Esclareça suas dúvidas com seu ginecologista

Se suas questões não foram esclarecidas, pergunte. Mas se ainda assim você sair com algumas dúvidas, leia a seguir a explicação de termos que são frequentemente utilizados pelos ginecologistas. As informações foram divulgadas no site Bolsa de Mulher.

Você tem uma “feridinha”

Esse não é o termo mais adequado para falar desse tipo de lesão, mas ainda é muito comum ouvi-lo. Tecnicamente chamado de ectopia cervical ou ectrópio, o problema é um pouco mais complexo que uma simples ferida no colo do útero. Ele ocorre quando o tecido que reveste o colo do útero internamente se expande até a sua parte exterior.

Os principais sintomas são corrimento e sangramento e para tratar e nem sempre é necessário fazer cauterização. Em alguns casos é possível usar medicação transvaginal.

“Pode ser um mioma”

Um mioma é um tumor que não está relacionado ao câncer composto pelo próprio músculo uterino. Ele pode crescer na parte de dentro ou de fora do útero, alterando seu tamanho. Os sintomas são menstruação irregular, sangramento, alteração da frequência urinária e dores abdominais, pélvicas ou durante a relação sexual. 

– “O pH da sua vagina está desequilibrado”

Cada parte do corpo tem um pH: ácido, neutro ou alcalino. O da vagina é ácido, o que dificulta que micro-organismos causadores de doenças se multipliquem na região. Mas má higiene, roupas justas, abafamento e outros maus hábitos podem fazer com que ele se desequilibre.

“Seu hímen é complacente”

Isso é apenas uma forma de dizer que seu hímen, uma película que cruza o canal vaginal, é elástico e dificilmente irá se romper durante as relações sexuais. 

Leia a matéria na íntegra aqui.