Especialistas e pacientes destrincham depressão em série de podcasts
Programa busca naturalizar a conversa sobre questões mentais de forma leve e descontraída
Depressão é real e, felizmente, as pessoas estão cada vez mais abertas a falar sobre isso e também a procurar ajuda. Hoje, inúmeros podcasts têm explorado uma diversidade de visões sobre o tema, ajudando a tornar a discussão cada vez mais natural.
Criado pelo escritor Adriel Amaral e pelo coach de executivos Renato Grinberg, o “Papo Sem Pressão” vem somar nessa seara. O programa recebe especialistas para conversas significativas sobre o assunto, que ajudam a quebrar os estigmas que ainda cercam o tema.
“Tem gente que vive numa bolha tão opressiva com relação à depressão que não tem nem oportunidade de conversar sobre essas coisas com ninguém”, observa Adriel no primeiro bate-papo do “Papo Sem Pressão”. “Por isso, esse trabalho que a gente vai fazer aqui é para gerar a conscientização de que mais pessoas possam se tratar e terem vidas melhores.”
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- Exercícios no combate à depressão: o que revela a ciência?
- Pesadelos podem sinalizar risco de demência, segundo estudo
Além de conversar sobre o assunto com convidados, os próprios apresentadores contam suas experiências com o transtorno mental e dividem com os ouvintes suas histórias de superação.
“Ainda bem que o mundo está mudando e a gente vê cada vez mais a questão da vulnerabilidade aparecendo. Eu preferiria não ter tido depressão, mas eu tenho certeza que o fato de ter que lidar com esses episódio depressivos me tornou uma pessoa melhor, que me fez refletir e criar muito mais empatia”, conta Renato.
Em um dos programas gravados, o “Papo sem Pressão” conversou com Dévora Kestel, responsável pela área de saúde mental da sede da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), na cidade de Washington, EUA. Ouça o bate-papo abaixo:
Mas como saber quando se trata de depressão ou apenas tristeza?
A depressão é muito mais do que tristeza. Essa última tende a ser passageira, geralmente, despertada por algum evento, como morte ou fim de relacionamento. Já a depressão trata-se de uma doença psiquiátrica de caráter crônico e com crises recorrentes.
Entre os sinais e sintomas da doença, estão baixa auto-estima, insegurança, medo, alterações do sono e diminuição da concentração. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da depressão neste link.