Podcasts falam abertamente como é viver com transtornos mentais

'Esquizofrenóias' aborda a cada semana um problema psicológico comum a inúmeras pessoas de forma descontraída e sem tabu

Por: Redação | Comunicar erro

Infelizmente, ainda existe uma cultura de silêncio em torno da saúde mental. Talvez porque ainda não estamos preparados para lidar com esse problema muitas vezes “invisível” e muitas vezes ignorado. Apesar de seu enorme fardo social, os transtornos mentais continuam sendo levados às sombras pelo estigma e preconceito de revelar porque um emprego pode ser perdido ou uma posição social arruinada. E embora comum a diversas pessoas, os serviços de saúde pública ainda não são de alcance fácil para todo mundo.

capa do podcast Esquizofrenoias
Crédito: divulgaçãoSérie de podcasts ‘Esquizofrenóias’ aborda transtornos mentais com uma linguagem informal

Para falar abertamente sobre o tema e quebrar o tabu, uma série de podcasts foi lançada recentemente. Com o nome ‘Esquizofrenóias’, o programa comandado pela radialista Amanda Ramalho recebe a cada segunda-feira convidados para uma conversa franca e descontraída sobre como os problemas psicológicos afetam suas vidas.  São conversas sobre depressão, ansiedade, síndrome do pânico, insônia, entre outros assuntos.

“Nunca entendi porque esse tema, cada vez mais presente, ainda não é abertamente falado. A cada morte ou crise de uma celebridade, como a de Demi Lovato, nos chocamos, mas o assunto novamente cai no esquecimento. Não precisamos de casos tão extremos para que a nossa saúde mental seja considerada relevante e discutida”, afirma Amanda, que convive com depressão desde a infância.

foto de Amanda Ramalho em m fundo cinza
Crédito: Arquivo pessoalAmanda conta que teve sua primeira crise de ansiedade aos 5 anos

“O ‘Esquizofrenóias’ surgiu como uma forma de unir um assunto que é de meu interesse com o formato podcast, que é similar ao que eu faço na rádio há tanto tempo”, conta.

No podcast de estreia – ‘Ansiedade‘ – Amanda Ramalho bateu um papo com o músico Alexandre Nickel sobre sintomas, espectros e soluções para lidar com o problema que afetou a ambos nos últimos anos. E eles não são exceção.  De acordo com dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde, a OMS, divulgados este ano, o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo, com 9,3% da população apresentando o quadro.

Ainda de acordo com o relatório da OMS, assim como a depressão, a ansiedade atinge mais as mulheres, com 7,7% ansiosas e 5,1% depressivas. Quando se trata dos homens, a porcentagem cai para 3,6% em ambos os casos.

Entre os sinais de transtorno de ansiedade está a taquicardia, sintoma vivenciado pela radialista Amanda Ramalho pela primeira vez ainda na infância. “Meu coração disparava, eu não sabia o que era isso. (…) Aos 16 anos, tive o meu primeiro ataque de pânico. Tinha medo de concluir um curso que eu não queria fazer e, no último dia, eu me escondi embaixo da cama para não ir. Eu já tinha 17 anos, então, era uma reação um tanto estranha”, lembra ela no podcast.

Acompanhe abaixo o relato e o papo com o músico Alexandre Nickel sobre o tema:

Em outros episódios do ‘Esquizofrenóias’, Amanda também já falou sobre depressão, autismo, tiques nervosos e também  bateu um papo sobre transtorno alimentar, com a jornalista Daiana Garbin, e sobre TOC, com a atriz Luciana Vendramini.

Acompanhe todos os episódios no link abaixo:

Compartilhe:

1 / 8
1
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz, compartilha a receita do prazer sexual na gravidez. Este vídeo faz parte …
2
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
3
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …
4
04:08
Três sinais urgentes de problemas na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. …
5
03:24
Como prevenir a obesidade infantil
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, compartilha as melhores dicas para prevenir obesidade infantil. Este vídeo faz parte …
6
03:00
As melhores dicas para saber quando uma pinta produz câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular na Unifesp, é fundador de um dos melhores centros de tratamento de câncer infantil: GRAAC. …
7
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
8
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …