Esta bebida anti-inflamatória pode reduzir risco de câncer
Pesquisas dizem que essa bebida pode acrescentar de 5 a 10 anos a mais de vida
Evitar condições crônicas como câncer e doenças cardíacas é uma maneira de alcançar a longevidade. Felizmente, estudos apontam que uma bebida anti-inflamatória popular é capaz de fazer isso, reduzindo o risco de câncer.
Os efeitos potentes desta bebida foram mapeados em diversos estudos. Um deles, publicado no Journal of Clinical Oncology, sugere que pacientes com câncer de cólon que consomem bastante café têm um risco muito menor de retorno do câncer que aqueles que não têm o costume de ingerir a bebida.
Detalhes do estudo
Para esta investigação, os pesquisadores acompanharam 953 pacientes com câncer de cólon em estágio III durante seis meses. Eles relataram a ingestão dietética de café com cafeína, café descafeinado e chá sem ervas, bem como 128 outros itens.
- São Paulo: 5 praias a poucos quilômetros da capital para curtir o verão
- Espetáculo de danças urbanas “Ápeiron – Além da Matéria” terá apresentações gratuitas em São Miguel Paulista
- O segredo contra a depressão pode estar em uma atividade; veja qual
- Falta de vitamina A: sintomas e como prevenir
Os pesquisadores analisaram a influência do café, chá e cafeína na recorrência e mortalidade do câncer.
Os resultados mostraram que os benefícios começam a partir de duas a três xícaras de café por dia (risco 31% menor de recorrência ou morte), e aumentam no grupo que bebe quatro xícaras ou mais por dia (risco 52% menor de recorrência ou morte pela doença).
Os cientistas observaram que o café descafeinado, no entanto, não produziu os mesmos benefícios.
Outras evidências
Há ainda vários outros estudos que evidenciam que tomar café está associado a um menor risco de outros tipos de câncer – como de mama, endométrio e próstata. A redução de risco varia entre 2% a 20% dependendo do tipo de câncer.
Além disso, seus efeitos efeitos anti-inflamatório e antioxidante que demonstraram reduzir as chances de doenças cardíacas, renais e insuficiência cardíaca.
Também já foi observado que a bebida melhora o metabolismo do açúcar, reduzindo a chance de diabetes.
Apesar dos bons resultados, os efeitos da bebida anti-inflamatória podem diferir de pessoa para pessoa, pois cada uma tem saúde e genes únicos a serem considerados.