Está com colesterol LDL alto? 32 alimentos são aliados no controle
Conheça hábitos e alimentos que auxiliam na redução do colesterol LDL, o "colesterol ruim"; veja como manter os níveis adequados
Todos sabemos que manter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para a saúde. Porém, muitas vezes esquecemos de um detalhe importante: acompanhar o nível de colesterol.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% da população brasileira possui alto nível de colesterol LDL, também conhecido como “colesterol ruim”.
O alto nível de “colesterol ruim” é fator de risco para doenças cardiovasculares, que podem levar a internações e, muitas vezes, à morte.
- Ver vídeos para não ficar entediado pode gerar mais tédio, diz estudo
- Chocolate amargo: o segredo para reduzir a pressão alta e proteger o coração
- 7 razões porque a República Dominicana deve ser sua próxima viagem de férias
- Parque Nacional Serra da Capivara, maior sítio arqueológico brasileiro, possui diversas curiosidades e mistérios
O que causa o aumento do colesterol LDL?
Existem vários fatores que influenciam no nível de colesterol de uma pessoa. Entre eles, podemos citar doenças relacionadas a hormônios, como o hipotireoidismo, fatores genéticos, tabagismo, obesidade e, principalmente, a alimentação.
Mas nem todo colesterol é ruim para o corpo. O organismo humano também possui o colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”.
Ele auxilia na prevenção do acúmulo de gordura no sangue. E a ingestão de alimentos “in natura” – como frutas, verduras e legumes – é muito importante para a sua produção.
Quais alimentos ajudam a reduzir o colesterol LDL?
Alguns alimentos ajudam a diminuir o nível do “colesterol ruim” quando incluídos na dieta de forma regular. Entre eles estão:
- Grãos integrais;
- Castanhas;
- Nozes;
- Ameixa;
- Abacate;
- Caju;
- Maçã;
- Mirtilo;
- Romã;
- Toranja rosa;
- Damasco;
- Kiwi;
- Laranja;
- Limão;
- Acelga;
- Espinafre;
- Alface;
- Abóbora;
- Salmão;
- Arenque;
- Bacalhau;
- Azeite;
- Atum;
- Tomate;
- Chia;
- Linhaça;
- Berinjela;
- Alho;
- Uva;
- Feijão;
- Lentilha;
- Grão-de-bico.
Atividade física é aliada
A importância da atividade física é indiscutível, pois não só ajuda a baixar o colesterol LDL, mas também a diminuir o açúcar no sangue e a perder peso.
As atividades devem ser regulares e aeróbicas – como natação, corrida, subir escadas, caminhar e andar de bicicleta.
Qual nível adequado de colesterol?
Para o colesterol HDL, ele deve ser maior do que 40 miligramas por decilitro (mg/DL), e o colesterol LDL deve ser menor do que 130 mg/DL.
Isso para pacientes que não são diabéticos, hipertensos, já sofreram infarto ou têm artérias entupidas no coração, fizeram ponte de safena, são tabagistas, entre outros. Nestes casos, o colesterol LDL deve ser menor do que 70 mg/DL.
Esses exames são realizados por meio de amostras de sangue e interpretados por profissionais de saúde. Em alguns casos, além das mudanças no estilo de vida, pode ser necessário o uso de medicamentos.
Portanto, consulte seu médico para mais orientações. Aproveite para manter seus exames em dia e trabalhe sempre para melhorar a qualidade de sua saúde.