Esta é a provável causa da sua insônia e cãibras musculares
Qualquer pessoa que sofre de insônia recorre rapidamente a remédios para dormir, mas a causa pode ser uma deficiência de magnésio não detectada
Muitas vezes não é tão fácil conseguir um sono reparador. Insônia, estresse ou cãibras musculares recorrentes podem atrapalhar a noite de qualquer um. E no dia seguinte, vem a exaustão.
Por desespero, muitas pessoas recorrem primeiro aos comprimidos para dormir convencionais da farmácia e experimentam um alívio a curto prazo.
No entanto, os comprimidos para dormir não são adequados como solução a longo prazo. Algumas dessas drogas têm um elevado potencial de dependência.
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Insônia atrapalha o desempenho sexual? Veja o que dizem os especialistas
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
- 4 frutas que aceleram a hipertrofia muscular de forma natural
Além disso, esses medicamentos combatem os sintomas, mas não as causas da inquietação. Portanto, quem sofre de insônia deve procurar atendimento médico para esclarecer o que está por trás das noites mal dormidas. Isto pode ser devido, por exemplo, a uma deficiência de magnésio.
Por que o corpo precisa de magnésio?
O magnésio é um mineral vital para nós, humanos. Está envolvido em numerosos processos essenciais do corpo: onde é necessária energia, é necessário magnésio, razão pela qual a substância desempenha um papel fundamental no funcionamento do sistema muscular ou do sistema nervoso.
Além disso, o magnésio é um componente importante do sistema esquelético, pois contribui para a estabilidade dos ossos e dentes.
Com o aumento do desempenho e em certas situações da vida, a nossa necessidade de magnésio aumenta.
Portanto, alguns grupos de pessoas devem prestar especial atenção à ingestão regular. Estes incluem, por exemplo, atletas, mas também mulheres grávidas, mulheres que amamentam ou pessoas com certas condições, como diabetes ou enxaquecas.
Magnésio contra o estresse
O magnésio é muitas vezes referido, com razão, como um mineral anti-estresse, pois reduz a liberação de hormônios estressantes.
Quando há situação estressante, o nível de magnésio no sangue aumenta por um curto período de tempo. O magnésio libertado é então excretado na urina, razão pela qual a necessidade de reposição fica elevada.
Se houver deficiência de magnésio, surge um círculo vicioso: há um aumento na liberação de hormônios do estresse, os afetados ficam irritados, mais suscetíveis ao estresse, mais agitados e inquietos.
Como se manifesta uma deficiência de magnésio?
Se houver deficiência de magnésio, isso às vezes pode se manifestar em inúmeras queixas diferentes. Os seguintes sintomas podem indicar deficiência do mineral:
- cãibras na panturrilha ou nos pés
- insônia
- aumento da sensibilidade ao estresse
- nervosismo e inquietação interior
- tensão nas áreas do pescoço, ombros e costas
- contração das pálpebras
- dor de cabeça
- problemas cardíacos/arritmias
- contrações prematuras durante a gravidez
Via de regra, obtemos magnésio com a alimentação. Legumes, produtos integrais, mas também vegetais, carne, peixe, sementes, nozes e laticínios contêm uma quantidade maior de magnésio do que muitos outros alimentos.
Porém, caso haja deficiência, pode ser necessário tomar magnésio como medicamento. Se os sintomas são realmente devidos a uma deficiência mineral, deve ser esclarecido por um médico.