Esta marca de atum acaba de ser proibida pela Anvisa por risco à saúde
Entenda o motivo e saiba mais sobre os sintomas causados por histamina nesse alimento
Em momento de grande atenção à saúde e bem estar, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) resolveu intervir no mercado alimentício nacional. No dia 18 de agosto de 2023, a Agência proibiu a comercialização, distribuição e até mesmo o uso de um produto comumente visto em nossas prateleiras.
O que motivou a proibição?
O produto em questão é o atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal da marca Cellier Alimentos Linha Profissional, cujo lote foi produzido no dia 08/05/2023. A razão para tal medida drástica foi um alarmante surto de intoxicação alimentar notificado pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP). Após o consumo desse produto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, várias crianças apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.
Qual a causa da intoxicação alimentar?
Exames laboratoriais realizados pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) confirmaram a contaminação por histamina no lote de atum ralado em questão. O nível detectado dessa substância estava acima do permitido pela legislação sanitária. Ressalva-se que a histamina, presente em pescados, não é eliminada com o tratamento térmico, podendo então resultar em intoxicação se estiver presente em níveis tóxicos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Entendendo a Histamina
A histamina surge após a morte dos peixes, sobretudo quando as condições de armazenamento e manuseio são inadequadas. Seus sintomas de ingestão podem ser facilmente confundidos com reações alérgicas: erupções cutâneas, dor de cabeça, coceira na pele e sensações de formigamento na boca. Em cenários mais sérios, pode levar à náusea, vômito e diarreia, com idosos e indivíduos que tem outros problemas de saúde se apresentando particularmente vulneráveis.
A relevância do recolhimento de produtos pela Anvisa
O recolhimento de produtos alimentícios tem o objetivo de tirar do mercado aqueles que representam riscos à saúde do consumidor. Essa é uma das principais missões da Anvisa, que realiza constantes ações de fiscalização para garantir a qualidade dos alimentos comercializados no Brasil. Para mais informações sobre as ações da Anvisa e as normas de recolhimento, não deixe de acessar o site oficial da Agência. Lembre-se: caso apresente qualquer sintoma relacionado à intoxicação alimentar, procure atendimento médico urgentemente. Mantenha-se informado e cuide da sua saúde.