Esta música é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%, segundo a ciência
Terapia do som: entenda por que uma música específica ajuda a reduzir ansiedade
Em busca de respostas para o controle da ansiedade, a neurociência constatou que a música pode desempenhar um papel fundamental para o tratamento do transtorno.
O hábito, no entanto, é praticado durante séculos pela culturas indígenas, que usavam a música para aumentar o bem-estar e melhorar as condições de saúde. A diferença é que, agora, os cientistas descobriram uma melodia específica capaz de reduzir a ansiedade.
É o que mostra pesquisa feita por cientistas do Mindlab International, que submeteu voluntários à audição da música “Weightless”, do grupo Marconi Union. A experiência apresentou redução impressionante de 65% na ansiedade geral.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Como identificar sinais de hipocondria?
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
Terapia do som
Há, contudo, uma razão específica para a música ter surtido tanto efeito. É que neste caso ela foi criada justamente para isso, com a ajuda de terapeutas de som. Ou seja, as harmonias e ritmos cuidadosamente organizados ajudam a desacelerar a freqüência cardíaca do ouvinte e a reduzir a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse cortisol.
O estudo foi conduzido em participantes que tentaram resolver quebra-cabeças difíceis o mais rápido possível enquanto estavam conectados a sensores. Os quebra-cabeças induziram um certo nível de estresse, e os participantes ouviram diferentes canções enquanto os pesquisadores mediam a atividade cerebral, bem como os estados fisiológicos que incluíam frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.
De acordo com o Dr. David Lewis-Hodgson da Mindlab International , que conduziu a pesquisa, a música produziu um estado de relaxamento maior do que qualquer outra música testada até hoje.