Estas 8 frutas são as mais calóricas e podem atrapalhar sua dieta

Saiba por que estas frutas são fundamentais para uma alimentação balanceada; veja como consumir do jeito certo

Saiba quais são as frutas mais calóricas
Créditos: iStock/RossHelen
Saiba quais são as frutas mais calóricas

Se você está pensando em adotar uma dieta mais saudável ou já mantém uma, é válido estar ciente das calorias presentes nas suas frutas preferidas.

Isso porque certas frutas apresentam um teor calórico maior e, quando consumidas em excesso, podem contribuir para o aumento de peso. Mas calma, não precisa se desesperar. O consumo consciente e equilibrado dessas frutas ainda traz grandes vantagens para a saúde.

Quais são as frutas mais calóricas?

As frutas são fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes. Então, os altos níveis calóricos em algumas delas não excluem seus benefícios para a saúde. Alguns exemplos incluem:

  1. abacate;
  2. coco;
  3. açaí;
  4. banana;
  5. uva;
  6. caqui;
  7. figo;
  8. manga.

As frutas em calda e secas, como a ameixa, uva passa, damasco seco e outras, também possuem um maior valor calórico por serem processadas com a adição de açúcar.

Vale lembrar que, mesmo sendo mais calóricas, estas frutas trazem benefícios distintos para a saúde, desde que consumidas de maneira moderada.

Frutas secas, como ameixa, tem alto teor calórico
Créditos: adomer/istock
Frutas secas, como ameixa, tem alto teor calórico

Como incluir as frutas calóricas na minha dieta?

Contrariando a percepção popular, as frutas calóricas não são “vilãs” para o seu organismo, pois contam com muitos benefícios nutricionais.

Portanto, o segredo é o consumo moderado, levando em consideração que a prática de exercícios físicos regulares é uma ótima maneira de acelerar o metabolismo e ajudar o corpo a queimar calorias acumuladas em forma de gorduras. Ou seja, você não precisa abandonar o consumo.

O ideal é comer as frutas durante o café da manhã ou no lanche da tarde. Já à noite, você deve evitar o consumo, pois o metabolismo fica mais lento, dificultando a queima de calorias.

Além disso, o importante é diversificar ao longo do dia, incluindo frutas mais e menos calóricas de acordo com as suas preferências e necessidades nutricionais.

As frutas podem servir de ingredientes em diversas receitas, seja na forma de sucos, smoothies, saladas ou mesmo como ingrediente principal em receitas de sobremesas.