Este exercício é o mais eficaz para tonificar os músculos, entrega pesquisa

Pesquisadores da Universidade de Harvard indicaram qual seria o melhor treino para alcançar os músculos tão desejados

Melhor exercício para tonificar os músculos
Créditos: iStock/master1305
Melhor exercício para tonificar os músculos

A luta para tonificar os músculos e ganhar massa muscular tem um novo aliado: o treino com peso corporal. De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, realizar exercícios utilizando o peso do próprio corpo apresenta mais vantagens à saúde e ganho de massa muscular.

O estudo, publicado pela renomada Escola de Saúde de Harvard, destaca que esta modalidade de treinamento não só promove um excelente condicionamento físico, mas também combate as comuns procrastinações.

Sabe aquelas desculpas que envolvem falta de tempo para ir à academia ou a ausência de materiais para treinar? Então, elas já não se aplicam quando o treinamento é feito com o peso corporal.

O que a pesquisa revelou sobre o treino com peso corporal?

De acordo com os especialistas estadunidenses, os benefícios do treino com peso corporal vão além da facilidade de execução, sendo possível realizar em pequenos espaços e com risco mínimo de lesão.

Os exercícios nessa modalidade incluem: agachamento, afundo, prancha, flexão e elevação pélvica.

Para comprovar a eficácia desta abordagem, os pesquisadores de Harvard revisaram um estudo publicado na revista acadêmica Physiology and Behavior.

A pesquisa reuniu um grupo de mulheres jovens que, após dez semanas de prática consistente, apresentaram resultados impressionantes.

A prancha é praticada com peso corporal
Créditos: iStock/Cecilie_Arcurs
A prancha é praticada com peso corporal

Resultados alcançados

Um terço das participantes apresentavam melhorias na capacidade aeróbica e na resistência muscular, especialmente na região do core, com um aumento de 11%.

Enquanto isso, a parte inferior do corpo acompanhou a evolução, revelando um crescimento positivo de 6%. O resultado beneficia não apenas a aparência física, como contribui para a saúde de maneira geral.

Com foco na população mais velha, dado a preocupação crescente com a perda de massa muscular nesta faixa etária, os pesquisadores ainda revisaram um estudo japonês com participantes de 60 anos.

Os integrantes conduziram por dez meses uma rotina de oito exercícios com o peso corporal e obtiveram ganho de 15% na massa muscular. Nesse caso, a região mais beneficiada foi a área inferior do corpo.

Portanto, é evidente que todos podem se beneficiar do treino com peso corporal, desde iniciantes até a população mais velha.