Este exercício físico ajuda a reduzir a pressão alta
Pesquisadores descobrem que a atividade também melhora a frequência cardíaca
Há muito se sabe que a prática regular de exercício físico pode ajudar no tratamento da hipertensão. Mas um estudo descobriu que os benefícios de uma certa atividade física se sobressai quando o assunto é pressão alta.
Publicado no periódico Canadian Journal of Cardiology, o estudo piloto de três meses analisou o impacto da yoga na saúde geral.
“Em pacientes com hipertensão, a prática de yoga incorporada em um programa de treinamento de exercícios de 3 meses foi associada a uma maior melhora na pressão arterial e frequência cardíaca em repouso e na pontuação de risco de Reynolds em comparação com o alongamento”, escreveram os pesquisadores.
O objetivo do estudo foi determinar se a prática de yoga junto a um regime regular de treinamento físico reduziria o risco cardiovascular.
“Procuramos aplicar uma abordagem científica rigorosa para identificar os fatores de risco cardiovascular para os quais a yoga é benéfica para pacientes em risco”, disse o autor principal do estudo, Paul Poirier.
Segundo ele, os resultados forneceram evidências de que a prática pode ser uma opção de terapia não farmacológica para redução do risco cardiovascular e controle da pressão arterial em pacientes com pressão alta.
Os autores, no entanto, destacam que os resultados podem variar de acordo com o tipo de yoga, frequência, duração da sessão e intensidade.
A chave é a redução do estresse
Vários outros estudos já demonstraram que os exercícios físicos ajudam a aliviar o estresse, o que impacta positivamente no controle da hipertensão e das doenças cardiovasculares.
A própria Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) recomenda o gerenciamento o estresse como forma de controle da pressão arterial.
Há ainda outras formas de controlar a pressão arterial, que incluem:
- praticar alguma atividade física todos os dias, se possível;
- adotar uma dieta saudável, com pouca gordura, sal e açúcar e mais por alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras;
- manter o peso ideal, e evitar a obesidade;
- reduzir o consumo de álcool;
- Parar de fumar