Este produto oculto em sua panela pode aumentar risco de câncer de fígado

Estudo estadunidense constatou que as pessoas mais expostas a esse produto apresentavam até 4,5 vezes mais chances de desenvolver a doença

Produto químico da panela está associado ao câncer de fígado
Créditos: iStock/Photography By Tonelson
Produto químico da panela está associado ao câncer de fígado

Estudo recente da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que muitas pessoas estão potencialmente expostas a um perigoso produto químico presente em diversas embalagens de alimentos e utensílios domésticos, como na panela, o qual apresenta um considerável aumento no risco de câncer de fígado.

O produto em questão é conhecido como sulfonato de perfluorooctano (PFOS), e faz parte de uma categoria de substâncias artificiais denominadas per e polifluoroalquil (PFAS).

Embora o nome possa não soar familiar, o PFOS acaba sendo amplamente utilizado em uma variedade de produtos devido às suas propriedades antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas. Panelas antiaderentes e roupas impermeáveis são apenas alguns exemplos dos itens que contêm essa substância.

Resultados do estudo

Jesse Goodrich, um dos responsáveis pela condução do estudo, revelou em comunicado informações adicionais sobre os resultados obtidos.

“O câncer de fígado é uma das consequências mais graves das doenças hepáticas, e este é o primeiro estudo em seres humanos a demonstrar a associação dos PFAS a essa doença”, afirmou.

A pesquisa constatou que indivíduos mais expostos a esses produtos químicos apresentavam até 4,5 vezes mais chances de desenvolver o tipo mais comum de câncer de fígado, conhecido como carcinoma hepatocelular não viral.

Diante das descobertas alarmantes, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) tomou medidas drásticas. E reduziu em mais de 99% o nível aceitável desse químico em produtos domésticos.

No entanto, especialistas temem que o dano possa já ter sido causado e que muitas pessoas possam enfrentar problemas de saúde significativos no futuro.