Este sintoma de diabetes pode piorar à noite; entenda o motivo
Essas alterações podem ocorrer em pessoas com a doença não controlada
Sede excessiva e micção frequente são sintomas conhecidos de diabetes. Existe outro sintoma, no entanto, que é mais perceptível à noite.
A condição chamada neuropatia diabética é uma complicação comum do diabetes que afeta os nervos periféricos, causando danos nos nervos.
Esses danos podem resultar em uma variedade de sintomas, incluindo dor, formigamento, queimação, dormência e fraqueza, geralmente nas extremidades do corpo, como pés e mãos.
Tais sintomas podem piorar à noite, ao deitar. Normalmente a pessoa só se dá conta quando está num estágio avançado e quase sempre com uma ferida ou uma infecção, o que torna o tratamento mais difícil devido aos problemas de circulação.
Normalmente, isso começa nos dedos dos pés e aos poucos pode subir até a região da panturrilha. Também pode atingir as mãos à medida que a doença progride.
Por que os sintomas da neuropatia diabética pioram à noite?
- Aumento da sensibilidade à dor
À noite, quando a pessoa está em repouso e menos distraída pelas atividades diárias, pode ser mais perceptível a sensação de dor associada à neuropatia.
- Flutuações nos níveis de açúcar no sangue
Os níveis de glicose no sangue podem flutuar durante a noite, especialmente se a pessoa com diabetes não estiver controlando sua dieta ou tomando medicamentos conforme prescrito. Essas flutuações podem contribuir para o agravamento dos sintomas da neuropatia.
- Postura e posição do corpo
À noite, ao deitar, a circulação sanguínea pode ser comprometida em algumas áreas do corpo, especialmente nos membros inferiores. Isso pode agravar os sintomas de formigamento, dormência e dor associados à neuropatia diabética.
- Sensibilização central da dor
A neuropatia diabética pode levar a mudanças no sistema nervoso central que resultam em uma maior sensibilidade à dor. Isso pode tornar os sintomas da neuropatia mais perceptíveis à noite, quando a pessoa está mais relaxada e sensível.