Este suco pode ajudar a matar bactéria Salmonella

Saiba mais sobre a descoberta científica de potentes peptídeos antimicrobianos

Um novo estudo conduzido por cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, identificou que o suco de tomate tem capacidade de combater bactérias da salmonela, um dos principais causadores de intoxicação alimentar.

A pesquisa foi divulgada na revista científica “Microbiology Spectrum” no dia 30 de janeiro de 2023.

Este suco pode ajudar a matar bactéria Salmonella
Créditos: iSTock
Este suco pode ajudar a matar bactéria Salmonella

Estudo diz que este suco é perfeito para a higiene bucal

Os cientistas descobriram que o suco de tomate é particularmente eficaz contra uma cepa específica da bactéria, a Salmonella enterica do sorotipo Thyphi, que causa febre tifoide se chega à corrente sanguínea.

Suco de tomate fresco foi adicionado a uma cultura de bactérias, que foi eliminada após 24 horas de contato.

Peptídeos antimicrobianos contra Salmonella

Os pesquisadores identificaram no genoma do tomate dois peptídeos com alto poder antimicrobiano. Estes peptídeos mostraram-se tão potentes que conseguiram eliminar até mesmo uma cepa de Salmonella resistente a antibióticos.

Um modelo computacional criado pelos cientistas demonstrou que esses peptídeos conseguem romper as membranas das bactérias em apenas 45 minutos.

Resultado reforça a importância de uma dieta rica em frutas e vegetais

A febre tifoide é um grave problema de saúde pública em alguns locais, como o Paquistão, e é geralmente transmitida por falta de saneamento adequado.

Os autores do estudo sublinharam que esses achados reiteram a importância de manter uma alimentação rica em frutas e vegetais.

Apesar das evidências promissoras, os pesquisadores enfatizam que são necessários mais estudos para explorar melhor os mecanismos do suco de tomate no combate à Salmonella, e se poderia ser uma potencial estratégia de prevenção ou mesmo de tratamento contra a intoxicação alimentar causada por esta bactéria.