Este traço da personalidade está ligado a sistema imunológico forte
Uma análise genética descobriu que a personalidade e o sistema imunológico das pessoas têm uma ligação. O estudo publicado na revista Psychoneuroendocrinology concluiu que, nesse ponto, os extrovertidos possuem mais vantagem sobre os introvertidos.
Os pesquisadores observaram que os extrovertidos, como são falantes e tendem a interagir com mais pessoas, são portanto, mais expostos a infecções. Talvez por isso, a resposta imunológica deles possa ser mais forte para ajudar a protegê-los contra doenças infecciosas.
Enquanto isso, os introvertidos tendem a ter uma resposta imunológica mais fraca, assim como as pessoas cautelosas. Mas isso pode acontecer porque estão expostos a menos infecções, uma vez que tendem a ser menos sociáveis.
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
Detalhes do estudo
O estudo incluiu 121 pessoas que receberam questionários de personalidade, juntamente com testes genéticos e exames gerais de saúde.
Os testes genéticos concentraram-se em dois grupos de leucócitos, um envolvido em anticorpos e na resposta antiviral e outro na inflamação. Os resultados mostraram que os extrovertidos tinham a maior expressão de genes pró-inflamatórios. O efeito desses genes é ajudar a combater infecções.
Pessoas introvertidas e cautelosas tendem a ter uma resposta inflamatória mais baixa.
“Nossos resultados indicaram que a ‘extroversão’ estava significativamente associada a um aumento da expressão de genes pró-inflamatórios”, disseram os autores na publicação.
O que explica isso, no entanto, não está claro para os pesquisadores.