Estes 10 vegetais são os mais saudáveis do mundo e você precisa incluir na dieta
Estudo listou os vegetais mais saudáveis do mundo, que possuem nutrientes essenciais e baixo teor calórico; veja quais são eles
Uma pesquisa divulgada recentemente, conduzida por cientistas na Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), listou os 10 alimentos mais saudáveis disponíveis para consumo. E, segundo os resultados, a maioria dos alimentos são, na verdade, vegetais verdes.
De fato, um desses vegetais consegue fornecer 100% dos nossos nutrientes diários necessários em apenas 100 calorias. Tal resultado é surpreendente e levanta questões sobre a forma como a nutrição é percebida.
O estudo, que confronta certas ideias consagradas a respeito de uma dieta balanceada, foi estruturado através da comparação da densidade de nutrientes de 41 alimentos distintos. A concentração de 17 nutrientes vitais, dentre eles as vitaminas A e B12, foram comparadas com a quantidade de calorias em cada alimento.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
Os mesmos pesquisadores também notaram que os vegetais do topo da lista são fantásticos para o uso em uma série de pratos, inclusive saladas e mergulhos. Eles também podem ser utilizados para preparar sucos nutricionais pela manhã.
Afinal, quais são os superalimentos do estudo?
1º – Agrião
Ele é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de muitos antioxidantes.
De acordo com o estudo, o agrião também tem propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias, além de agir como desintoxicante e purificador do sangue.
2º – Couve-chinesa
A couve-chinesa supre a necessidade diária de vitamina C com apenas 100 gramas. Ela também é rica em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade.
3º – Acelga
Entre muitos nutrientes, a acelga contém uma quantidade significativa de vitamina C, vitaminas do complexo B, e betacaroteno, que é precursor da vitamina A.
Ela também é rica em minerais como magnésio, ferro e cálcio.
4º – Folhas de beterraba
Pois é, aqui não é a própria beterraba vermelha que está classificada, mas sim as folhas da beterraba, que contam com até mais betacaroteno e cálcio do que o próprio tubérculo.
Além disso, elas também contêm outros minerais e vitaminas.
5º – Espinafre
Que criança não aprendeu com o marinheiro Popeye que o espinafre fortalece o corpo? Rico em nutrientes, o espinafre tem vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno e uma variedade de minerais.
6º – Chicória
A chicória é rica em fibras que proporcionam saciedade prolongada e regulam a função intestinal. Além disso, ela contém potássio, ácido fólico, zinco, bem como vitaminas A, B e C.
7º – Folhas de alface
As folhas de alface também contam com betacaroteno, vitaminas do complexo B, folato e vitamina C. No entanto, o teor desses nutrientes pode variar, sendo que a rúcula e a salada de campo são as vencedoras.
8º – Salsinha
A salsinha vai muito além de um tempero ou enfeito no prato. Ela contém vitaminas do complexo B, betacaroteno como precursor da vitamina A, vitamina E, além de ácido fólico e vários minerais.
9º – Alface
Já a alface ocupa a nona posição, devido ao seu alto teor de beta-carotenoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais.
10º – Couve
O couve possui uma quantidade elevada de vitamina C, A, D, E e K. Além disso, o repolho de folhas também é rico em potássio e outros minerais.
Por que estes vegetais se destacam entre os alimentos mais saudáveis?
Os alimentos ganham destaque exatamente por sua densidade nutricional. Eles fornecem alto teor de vitaminas, minerais e outros benefícios ao organismo com baixo teor calórico.
A maioria desses vegetais também possui baixo teor de gordura e alto teor de fibras, essenciais para uma dieta equilibrada e saudável.
Com estas informações, fica mais fácil realizar escolhas alimentares mais nutritivas, visando uma vida mais saudável. O estudo reforça a importância de uma alimentação diversificada e equilibrada, que inclua tanto vegetais quanto frutas, para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.