Alimentos que ajudam a retardar o ganho de peso, segundo estudo
Conforme um estudo, a ingestão desses alimentos pode influenciar no controle do peso a longo prazo; entenda
Comer menos carboidratos geralmente está associado ao controle e perda de peso. No entanto, um estudo destacou que não se trata apenas da quantidade, mas também do tipo de carboidrato consumido que pode ter um impacto significativo na dieta.
Analisando dados de cerca de 125 mil adultos saudáveis, o estudo está publicado na revista científica JAMA Network Open.
As descobertas do estudo
Os cientistas descobriram que substituir carboidratos refinados, como arroz branco e cereais açucarados, por alimentos integrais estava associado a um menor ganho de peso, isso ao longo de quatro anos.
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
Para o estudo, os cientistas consideraram a dieta low carb. Todos os participantes foram divididos em quatro grupos, dependendo do tipo de dieta que cada um seguia. Sendo assim:
- grupo: dieta pobre em carboidratos de base animal;
- grupo: dieta pobre em carboidratos à base de vegetais;
- grupo: dieta saudável com baixo teor de carboidratos, focada em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e menos carboidratos refinados;
- grupo: dieta pouco saudável com baixo teor de carboidratos, focada em proteínas animais, gorduras não saudáveis e carboidratos refinados.
De acordo com os resultados do estudo, os participantes que tinham uma dieta melhor ganharam menos peso. Além disso, um menor consumo de proteína e gordura animal também foram associados a um ganho de peso mais lento.
O médico Qi Sun, autor sênior do estudo, destacou que a qualidade da dieta é vital quando se trata de uma baixa ingestão de carboidratos.
“O que as pessoas precisam prestar atenção são nos carboidratos de alta qualidade”, disse ele ao site NBC News.
Qual é o melhor tipo de carboidrato?
Apesar de algumas limitações na pesquisa, os resultados se alinham com outras evidências que confirmam que dietas ricas em carboidratos saudáveis, proteínas e gorduras vegetais podem resultar em um ganho de peso significativamente mais lento ao longo do tempo.
Segundo os cientistas, uma dieta saudável e com baixo teor de carboidratos para a manutenção do peso a longo prazo, deve incluir:
- grãos integrais;
- frutas e vegetais;
- gorduras de óleos vegetais;
- proteínas vegetais, como feijão, nozes e soja;
- peixes e aves em quantidades menores.
Portanto, a chave para uma alimentação saudável e um peso estável pode ser tão simples quanto escolher o tipo certo e a quantidade de carboidratos a consumir.