Estes dois sinais precoces podem indicar doença de Alzheimer
Atualmente não há cura para a demência, mas detectar os primeiros sinais e sintomas ainda é muito importante
Um neurocientista especialista em doença de Alzheimer compartilhou alguns dos primeiros sinais de alerta da condição em seu canal TikTok. Segundo Robert Love, esses sinais estão ligados aos lobos parietais que começaram a decair – os lobos parietais estão envolvidos na informação sensorial.
“Portanto, o sinal de alerta é que as pessoas se perdem ou têm problemas para estacionar em linha reta”, explicou no vídeo.
O especialista também disse que os lobos temporais estão envolvidos na compreensão, interpretação e resposta ao ambiente.
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
Portanto, o sinal de alerta precoce relacionado a isso é que as pessoas entrarão em uma sala, mas não saberão por que entraram ou terão problemas para encontrar as palavras certas.
A dificuldade com as palavras, incluindo a busca por palavras apropriadas, a repetição de frases ou a perda do significado das palavras, é um sintoma comum em pessoas com doença de Alzheimer.
Essa dificuldade está relacionada principalmente a alterações no cérebro associadas à progressão da doença. Isso pode ter a ver com a perda de conexões neuronais, conhecidas como sinapses – que interfere na transmissão eficaz de informações no cérebro – ou com o acúmulo de proteína beta-amiloide e emaranhados de proteína tau no cérebro, características da doença de Alzheimer.
Principais sintomas de Alzheimer
No início, os sintomas podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro. Nos estágios iniciais o principal sintoma da doença de Alzheimer são os lapsos de memória.
De acordo com a Alzheimer’s Association, além da perda de memória, outros sintomas incluem:
- Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis
- Dificuldades para a resolução de problemas
- Mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares
- Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada
- Confusão sobre locais, pessoas e eventos
- Alterações visuais, como problemas para entender imagens
Familiares e amigos podem notar os sintomas de Alzheimer e de outras demências progressivas antes da pessoa que está passando por essas mudanças. Nesse caso, é importante orientar a pessoa a buscar uma avaliação médica para encontrar a causa desses sintomas.