Estes são os sinais e sintomas do excesso de ferro no organismo

Se o excesso de ferro no sangue for diagnosticado precocemente, isso pode ser equilibrado e as consequências para a saúde são mitigadas

O ferro é essencial para o corpo humano, mas muito ferro no sangue pode ser prejudicial e causar vários sintomas. Se houver suspeita de excesso de ferro no sangue, são examinados o nível de ferro, a concentração da ferritina armazenada em ferro e a saturação da transferrina.

Nível de ferro no sangue no organismo

Como oligoelemento essencial, o corpo não pode produzir ferro sozinho, mas deve absorvê-lo através dos alimentos. A principal tarefa do ferro é transportar oxigênio como componente da hemoglobina, pigmento vermelho do sangue, e armazená-lo nos músculos.

O oligoelemento também é responsável pela funcionalidade de várias enzimas e está envolvido em outros processos metabólicos importantes.

Conheça os sinais e sintomas do excesso de ferro no organismo
Créditos: Andreus/istock
Conheça os sinais e sintomas do excesso de ferro no organismo

Como o ferro é encontrado em concentrações muito baixas no sangue, existe uma linha tênue entre pouco e muito.

Se o corpo carece de ferro, isso é denominado deficiência de ferro ou, em casos extremos, anemia. Um nível de ferro muito alto significa uma overdose, que pode ser prejudicial à saúde.

Ambos os cenários podem ter consequências para a saúde se não forem reconhecidos a tempo e tratados adequadamente. Mudar a dieta e tomar suplementos de ferro sob supervisão médica pode ajudar se houver muito pouco ou muito ferro no sangue.

Ferro muito alto: o que pode causar um aumento no nível de ferro?

O valor do ferro no sangue é regulado pela ingestão individual de ferro. A causa dos altos níveis de ferro muitas vezes pode ser atribuída à própria ingestão de alimentos. Padrões alimentares muito ricos em peixe e carne podem causar aumento dos níveis de ferro, assim como, a suplementação excessiva.

As transfusões de sangue, por exemplo em casos de anemia, que se destinam a compensar a deficiência de ferro, podem levar a um excesso se forem utilizadas com demasiada frequência.

Mas na maioria dos casos a causa já está ancorada na composição genética. A hemocromatose, doença de armazenamento de ferro, causa absorção prejudicada de ferro no intestino, de modo que mais oligoelementos são absorvidos do que o corpo necessita. Esse excesso faz com que o equilíbrio do ferro fique desequilibrado e pode trazer consequências à saúde.

Muito ferro no sangue: sintomas e sinais

Se o corpo tiver deficiência de certos nutrientes, aparecem sinais de alerta. Os sintomas típicos incluem:

  • problemas gastrointestinais
  • dores de estômago
  • fadiga extrema e fraqueza
  • descoloração escura da pele
  • dor nas articulações
  • libido limitada
  • humor depressivo
  • dor no peito
  • mudanças na menstruação
  • suscetibilidade a infecções

Como é feito o diagnóstico do excesso de ferro?

O diagnóstico de excesso de ferro no organismo é feito através de exames específicos que avaliam os níveis de ferro no sangue e a quantidade de ferro armazenada no corpo.

Alguns dos exames utilizados incluem exame de ferro sérico, capacidade total de ligação aferro (TIBC), ferritina, saturação de transferrina, teste genético. Este último é utilizado no caso da suspeita de hemocromatose hereditária. O teste identifica mutações genéticas associadas a essa condição.