ALERTA! Pesquisa revela suplementos que aumentam risco de câncer

Pesquisadores pedem que os homens abandonem a suplementação desses nutrientes

Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute fez um alerta sobre dois suplementos comuns. Segundo as análises, a vitamina E e o selênio podem aumentar o risco de câncer entre os homens.

A vitamina E ajuda a manter a pele e os olhos saudáveis, além de aumentar a imunidade, enquanto o selênio oferece fortes propriedades antioxidantes.

Suplementos de vitamina E e selêncio aumentam risco de câncer em homens, segundo estudo
Créditos: seb_ra/istock
Suplementos de vitamina E e selêncio aumentam risco de câncer em homens, segundo estudo

O estudo avaliou mais de 35.000 homens, com 50 anos ou mais que formaram 4 grupos diferentes. No primeiro grupo, cada homem tomou dois comprimidos por dia: 400 unidades internacionais (UI) de vitamina E mais 200 microgramas de selênio.

No segundo grupo, eles tomaram vitamina E mais um placebo. No terceiro, selênio mais um placebo e no quarto grupo, selênio ou dois placebos.

Nem os homens nem seus médicos sabiam quem estava tomando o quê. A ideia era provar que tomar essas vitaminas poderia ajudar a prevenir o câncer de próstata. Os resultados, no entanto, mostram exatamente o contrário.

As descobertas

A pesquisa sugeriu que a vitamina E aumentou o risco de câncer de próstata de baixo e alto grau em homens com níveis mais baixos de selênio em 63% e 46%, respectivamente.

Além disso, o selênio foi associado a um risco 91% maior de câncer de alto grau em homens com níveis mais altos desse nutriente. Após essas descobertas, o estudo teve que ser interrompido.

A pesquisa concluiu que os homens devem evitar tomar suplementos de vitamina E e selênio em doses que excedam a ingestão recomendada.