Estresse pode gerar e agravar doenças ou inflamações na pele

Por: Redação

A sobrecarga emocional pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, com o desenvolvimento de doenças vasculares e até mesmo na pele, gerando coceiras e inflamações cutâneas. Para as pessoas que sofrem com problemas de pele, sabem que irritação, preocupações e tensão podem piorar ainda mais os sintomas.

Com o intuito de abordar mais detalhes, o Mente Cérebro, da UOL, conversou com especialistas que esclareceram as principais dúvidas sobre as consequências do estresse para a saúde.

Foto: Imagebroker/Other Images

No caso de doenças de pele inflamatórias, como a neurodermite, a psoríase ou o vitiligo, as manifestações no corpo pioram quando estamos em uma situação na qual nos sentimos avaliados, enfrentamos uma grande frustração ou em casos de conflito.

Em entrevista ao site, médicos e psicólogos afirmam que a tensão e a sobrecarga emocional crônica desequilibram as defesas do corpo – principalmente se faltam estratégias pessoais adequadas de superação.

Veja aqui o artigo completo sobre as relações entre estresse e doenças cutâneas.

Via Mente Cérebro

Compartilhe:

Tags: #estresse
1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …