Estudo aponta exercício de 8 minutos que ajuda a baixar pressão alta

Descubra como apenas 8 minutos deste exercício pode auxiliar na redução da pressão mais rápido que o cardio, segundo pesquisa

Exercício pode ajudar a baixar pressão alta
Créditos: iStock
Exercício pode ajudar a baixar pressão alta

Um estudo recente descobriu que realizar um exercício, por apenas oito minutos, poderia reduzir a pressão arterial mais rapidamente do que o treino cardio.

A hipertensão, comumente conhecida como pressão alta, é frequentemente chamada de “assassino silencioso” uma vez que seus sintomas raramente são perceptíveis.

A pressão arterial elevada coloca uma pressão extra sobre seus vasos sanguíneos, coração e outros órgãos, e pode aumentar o risco de condições graves como doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrames.

Qual exercício ajuda a baixar pressão alta?

O estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, sugere que exercícios isométricos, como agachamentos contra a parede, podem colaborar para a redução da pressão alta.

Esse tipo de exercício caracteriza-se por manter o corpo em uma posição só, fortalecendo os músculos sem recorrer ao movimento.

A equipe de pesquisa comparou várias formas de exercício e descobriu que os agachamentos contra a parede eram mais eficazes na redução da pressão arterial do que a corrida, o levantamento de pesos e o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade).

Por quanto tempo é necessário fazer o agachamento na parede?

Eles descobriram que cerca de oito minutos de exercícios isométricos, três vezes por semana, pode levar a uma redução na pressão arterial.

Se sustentar um agachamento contra a parede por oito minutos seguidos parece desafiador, não se preocupe.

Isso significa manter um agachamento contra a parede por dois minutos e descansar por dois minutos, repetindo esse ciclo quatro vezes. Com um descanso adequado, isso deve levar apenas 14 minutos do seu dia.

Exercícios cardiovasculares ainda são importantes

Isso não significa que você deva realizar apenas agachamentos contra a parede para reduzir sua pressão arterial e abandonar outras formas de exercício.

Jamie O’Driscoll, o autor sênior do estudo, contou ao The Washington Post: “Nossa mensagem principal é que praticar exercícios é fantástico e qualquer exercício pode reduzir sua pressão arterial. Mas se você (…) está tendo um pouco de dificuldade para reduzir a pressão arterial e deseja evitar tomar medicamentos, talvez a isometria seja uma modalidade adicional para complementar o exercício que você faz.

Como fazer um agachamento contra a parede?

Para experimentar o exercício, siga os passos abaixo:

  1. Fique de pé, com as costas contra uma parede;
  2. Deslize para baixo até que os seus joelhos dobrem e suas coxas estejam paralelas ao chão, como se estivesse sentado em uma cadeira;
  3. Mantenha as costas firmemente contra a parede, coluna reta;
  4. Certifique-se de contrair os glúteos e o core mas máximo de eficácia;
  5. Ah, e na hora da subida você não deve esticar o joelho totalmente.
Veja como fazer agachamento na parede
Créditos: iStock/SrdjanPav
Veja como fazer agachamento na parede

Prevenção e controle da pressão arterial

Você também pode realizar algumas mudanças no seu estilo de vida para prevenir e reduzir a pressão alta, tais como:

  • Reduzir a ingestão de sal e manter uma alimentação saudável em geral;
  • Reduzir o consumo de álcool;
  • Perder peso, caso esteja acima do peso ideal;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Diminuir o consumo de cafeína;
  • Parar de fumar.