Estudo de Harvard indica melhor horário para jantar para quem quer perder peso
Horário em que fazemos nossa última grande refeição do dia influencia os hormônios e o gasto calórico
Um estudo de Harvard diz que jantar mais cedo é melhor para o nosso apetite e níveis de energia e pode nos ajudar a manter ou até mesmo perder peso.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista Cell Metabolism em 2022, as chances de as pessoas sentirem fome durante o dia diminuíram pela metade quando fizeram sua última refeição às 17h, em comparação com aquelas que jantaram às 21h.
Efeito sobre os hormônios
Os pesquisadores descobriram que comer mais tarde tem um efeito na proporção de leptina e grelina, dois hormônios que influenciam o desejo de comer.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Especificamente, os níveis de leptina, que ajuda a nos sentirmos saciados, começam a cair quando as pessoas comem mais perto da hora de dormir.
O estudo também descobriu que quem come tarde queima calorias em um ritmo mais lento. Além disso, a atividade genética em suas células de gordura muda para promover o crescimento de gordura.
Enquanto isso, quem janta às 17h tem menos probabilidade de armazenar gordura.
Se jantar às 17h for impossível, o recomendável é terminar o jantar cerca de três horas antes de ir para a cama para dar tempo para uma melhor digestão.