Estudo defende esta bebida contra o colesterol alto
A ferramenta natural está à disposição de todo mundo
O colesterol alto tem sido um fator determinante para uma série de problemas graves de saúde, incluindo doenças cardíacas coronárias, derrames e doenças vasculares periféricas. A má alimentação é um dos maiores vilões. Porém, um aliado simples, uma bebida poderosa, tem ganhado destaque em pesquisas que apontam possíveis soluções para a luta contra o colesterol alto.
Estamos falando do chá verde, uma bebida amplamente consumida ao redor do mundo e que tem sido objeto de estudos e pesquisas em busca de comprovações científicas de seus benefícios para a saúde humana. Entre estes benefícios, tem despertado interesse o potencial do chá verde para a redução dos níveis de colesterol ruim no corpo.
Pesquisas apontam o chá verde como redutor de colesterol
Um estudo divulgado em 2020 pelo Nutrition Journal abrangeu 31 testes e a análise de mais de 3.300 participantes. Esta pesquisa de grande alcance concluiu que a ingestão de chá verde tem o potencial de reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado “colesterol ruim”, bem como o colesterol total do corpo.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Esta é uma revelação promissora, porque se sabe que o LDL é o tipo de colesterol que, quando em níveis elevados, pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos, estreitando-os e causando os tais problemas de saúde já mencionados anteriormente. Portanto, encontrar métodos eficazes para manter estes níveis sob controle é crucial para a saúde cardiovascular.
O estudo ainda ressalta que o chá verde não parece ter efeitos significativos sobre os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o “colesterol bom”. Este tipo de colesterol tem um papel valioso pois ajuda a absorver o LDL e levá-lo de volta ao fígado, onde é eliminado do corpo.
Embora o chá verde seja um aliado, é relevante destacar que sozinho, não faz milagres. Seus efeitos benéficos na redução do colesterol tornam-se mais significativos quando somados a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo e saudável. Portanto, ao incluir essa bebida natural na sua dieta, tenha em mente que ela é uma ferramenta de auxílio, e não um substituto para uma vida saudável e cuidados com a saúde.