Estudo faz descoberta sobre a creatina como suplemento; entenda

Os pesquisadores alemães focaram nos benefícios e efeitos da creatina, geralmente utilizada como suplemento fitness

Creatina melhora cognição e performance física, revela estudo
Créditos: iStock/Farion_O
Creatina melhora cognição e performance física, revela estudo

A creatina é uma substância amplamente conhecida nos círculos de estilos de vida fitness, geralmente utilizada como suplemento por atletas e pessoas que praticam musculação.

Naturalmente produzida pelo corpo humano, a creatina desempenha um papel crucial como energia rápida para os músculos, especialmente durante atividades intensas de curta duração.

O que o estudo descobriu sobre a creatina?

Um estudo inovador realizado por pesquisadores alemães trouxe novas percepções sobre os benefícios da creatina, não apenas para a performance física, mas também para funções cognitivas.

De acordo com a pesquisa publicada na revista Scientific Reports, uma alta dose de creatina pode melhorar temporariamente o desempenho cognitivo em situações de privação de sono.

O estudo envolveu 15 participantes que ficaram acordados durante a noite resolvendo testes cognitivos. Após a ingestão de creatina, observou-se uma melhora notável no metabolismo cerebral e no desempenho cognitivo, alcançando o pico após quatro horas e mantendo-se por cerca de nove horas.

Afinal, quais os benefícios da creatina?

Auxilia o cérebro

Em condições normais, o corpo reabastece a creatina principalmente nos músculos esqueléticos, mas uma quantidade menor também é armazenada no cérebro.

O estudo sugere que em condições de estresse, como a privação de sono, há um aumento na captação de creatina pelo cérebro, o que pode ajudar a mitigar os efeitos negativos da falta de descanso.

Recuperação muscular

Além de aumentar a massa muscular, a creatina tem mostrado benefícios na recuperação muscular após exercícios físicos.

Prevenção de doenças crônicas

A creatina pode ajudar na prevenção de doenças crônicas através da melhora da densidade óssea. Além de seus potenciais efeitos cardiovasculares, metabólicos e ósseos.

Qual é o efeito colateral da creatina?

  • Desconforto gastrointestinal como náuseas e diarreia;
  • Inchaço, cãibras e possibilidade de desidratação;
  • Sobrecarga potencial dos rins e do fígado quando consumida em excesso.

Recomendação dos especialistas

Os pesquisadores alertam para os riscos associados ao consumo de altas doses de creatina, sugerindo cautela até que mais pesquisas possam confirmar seus benefícios.

Ali Gordjinejad, o autor principal do estudo, compartilha que a creatina pode vir a ser uma alternativa ao café para sustentar períodos prolongados de trabalho cognitivo sob privação de sono, mas ainda são necessárias investigações adicionais.

Portanto, as pessoas que consideram a creatina como parte de sua rotina de suplementação devem fazê-lo sob orientação profissional para evitar efeitos colaterais.