Estudo descobre benefício do suco de beterraba para quem treina
Ativo presente no vegetal favorece o ganho de resistência física, segundo pesquisadores
O suco de beterraba tem sido associado à melhoria no desempenho de treinos físicos e em esportes de resistência. Agora, um recente estudo feito pelo pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu que essa bebida pode aumentar a resistência e fazer com que as pessoas melhorem o desempenho em até 16%.
O responsável pelo benefício seria o nitrato inorgânico dietético – principal ativo do suco de beterraba – que atua na regulação do fluxo sanguíneo, pressão arterial, homeostase da glicose e redução do risco de doença cardiovascular.
Os pesquisadores acreditam que o nitrato pode reduzir o consumo de oxigênio a uma extensão que não pode ser alcançada por nenhum outro meio conhecido, tornando, dessa forma, o exercício menos cansativo.
- Envelhecimento do cérebro varia de acordo com estilo de vida
- RJ: 5 dicas práticas para curtir Ilha Grande como nunca
- Universal Orlando fechará montanha-russa icônica
- Dificuldades comuns que uma pessoa com TDAH enfrenta no dia a dia
Os efeitos
No estudo, publicado na revista ‘Nutrients‘, os pesquisadores investigaram os efeitos do suplemento do suco de beterraba 120 minutos antes do treino em comparação com um placebo, na resistência muscular.
Eles observaram que o suplemento pareceu aumentar a resistência muscular, aumentando o número de repetições realizadas.
De acordo com os pesquisadores, um maior volume de sangue e de oxigênio – provocado pelo ativo – é um importante componente de resistência muscular. Segundo eles, uma maior oferta de oxigênio retarda o aparecimento da fadiga muscular e leva a um aumento de produção de energia.