Estudo explica o que provoca desejo excessivo por alimentos gordurosos
Médicos canadenses analisaram o que faz com que o apetite aumente, principalmente por alimentos com gordura
Quem nunca sentiu aquela vontade de comer batata frita, hambúrguer e outras comidas gordurosas? Parece até que o cérebro está implorando por esses alimentos… Mas acredite: existe uma explicação científica para essa sensação.
Uma pesquisa, realizada por cientistas canadenses e publicada na revista acadêmica PNAS, sugere que a vontade insaciável pode estar relacionada a uma série de inflamações no cérebro que desencadeiam a fome compulsiva, especialmente por alimentos gordurosos.
Resultados do estudo
Conduzido na Universidade de Newfoundland, o estudo indica que inflamações no hipotálamo podem desencadear o problema. Este estudo usou animais de laboratório, que acabaram sendo modificados com hormônios humanos.
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
Segundo os especialistas, o hipotálamo é alterado quando há inflamações no cérebro. Este órgão é responsável por secretar o hormônio concentrador de melanina (MCH), que aumenta a fome e reduz o gasto energético.
Há aqui um ciclo que se forma de causa e consequência. Quanto mais gordura consumimos, mais essa zona do cérebro se inflama e maior é o desejo por alimentos que geram um acúmulo de peso rápido.
Vale lembrar que a gordura abdominal é um dos principais problemas de saúde na atualidade. A gordura nessa região representa um fator de risco elevado para diabetes e problemas cardíacos.
Medidas para evitar desejo por gordura
Os cientistas recomendam dietas anti-inflamatórias para diminuir essa interação entre as substâncias do cérebro. Importante frisar que essas substâncias possuem múltiplas funções no corpo e, por tanto, não podem simplesmente ser eliminadas para o emagrecimento.
Adotar dietas balanceadas, práticas de exercícios físicos e atividades que promovam o relaxamento, como meditação, podem ajudar a reduzir o estresse e, consequentemente, a compulsão alimentar.
Se a vontade por algum doce gorduroso persistir, escolha um fruta docinha para tentar saciar o desejo.