Estudo indica que o toque humano é mais eficaz contra depressão e ansiedade

Além do toque, atividades físicas regulares como caminhar, correr ou praticar yoga, podem ajudar a reduzir os sintomas

Toque humano no tratamento de ansiedade e depressão
Créditos: iSTock/DMP
Toque humano no tratamento de ansiedade e depressão

Uma recente pesquisa publicada na Nature Human Behavior revelou que o toque, seja humano ou através de objetos, pode ser uma ferramenta eficaz para aliviar sintomas de depressão e ansiedade. A análise incluiu 212 estudos anteriores, abrangendo dados de adultos e recém-nascidos. Os resultados mostraram que o toque, além de trazer benefícios físicos, como redução da dor e ganho de peso em bebês, também é altamente benéfico para a saúde mental.

Os pesquisadores descobriram que o toque humano é particularmente mais eficaz para a saúde mental do que o toque por objetos, como cobertores pesados ou robôs. Entre os achados, tocar a cabeça demonstrou ser mais benéfico do que outras partes do corpo. Embora o tipo de toque e sua duração não tenham sido determinantes, uma maior frequência de contato resultou em maiores benefícios, especialmente para adultos. A pesquisa, no entanto, não pôde determinar os tipos específicos de toque que oferecem os melhores resultados para a saúde.

Estratégias complementares para aliviar depressão e ansiedade

Além do toque, atividades físicas regulares como caminhar, correr ou praticar yoga, podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. Alimentação saudável e sono de qualidade também desempenham papéis cruciais no bem-estar mental. Evitar cafeína e dispositivos eletrônicos antes de dormir são práticas recomendadas para melhorar a qualidade do sono.