Novo estudo revela o que pode melhorar a acne de forma natural
Os cientistas deram destaque para um padrão alimentar que pode melhorar significativamente a acne leve a moderada; veja qual
Para aqueles que sofrem com acne e deficiência de ácidos graxos ômega-3, adotar uma dieta mediterrânea rica em vegetais e complementar com suplementos pode trazer grandes melhorias para a pele e qualidade de vida, revela um novo estudo.
Realizada na Universidade Ludwig Maximilian de Munique, a pesquisa está publicada no Journal of Cosmetic Dermatology.
Como melhorar o rosto de acne?
O estudo, de 16 semanas, mostrou que uma dieta mediterrânea e suplementos de ômega-3 reduziram significativamente as lesões cutâneas inflamatórias e não inflamatórias em 60 participantes com acne leve a moderada.
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
Segundo os especialistas envolvidos no estudo, os medicamentos são essenciais no tratamento contra a acne, mas “o potencial de intervenções no estilo de vida não deve ser negligenciado”.
Quais são os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 para a pele?
Além disso, o estudo identificou que 98,3% dos participantes, que não estavam usando medicamentos prescritos, tinham deficiência de ácidos graxos ômega-3 no início.
Aqueles que atingiram níveis adequados de EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico) no sangue apresentaram uma redução significativa na gravidade da acne.
EPA e DHA são ácidos graxos ômega-3 importantes encontrados em peixes gordurosos, algas, carne e laticínios de animais alimentados com capim e ovos enriquecidos com ômega-3.
Quais ajustes de estilo de vida podem complementar o tratamento da acne?
O estudo enfatiza que intervenções no estilo de vida não devem substituir os medicamentos prescritos, mas podem ser complementares ao tratamento moderno da acne.
Os participantes, então, seguiram uma dieta mediterrânea com alimentos não processados, sazonais e ricos em nutrientes, além de reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, leite e carne.
Questionários de frequência alimentar monitoraram a adesão às recomendações dietéticas.
Quais as limitações e os próximos passos do estudo?
Embora o estudo tenha mostrado melhorias significativas, ele não incluiu pacientes com acne grave e não avaliou o impacto de medicamentos para acne.
Os autores sugerem que futuros estudos randomizados e controlados por placebo são necessários para aprofundar as recomendações dietéticas para pacientes com acne.
Especialistas destacam a importância de uma abordagem integrada, combinando cuidados com a pele, dieta e tratamentos médicos para resultados mais eficazes. Por isso, é importante consultar um dermatologista para estabelecer um plano de tratamento específico.