Estudo mostra as 10 verduras mais saudáveis e os benefícios para saúde
Estudo listou as verduras mais saudáveis para incluir na sua dieta diária; veja os benefícios de cada uma para a saúde
Uma pesquisa realizada pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), identificou os alimentos mais saudáveis do mundo, sendo que o top 10 acabou ocupado totalmente por vegetais verdes.
Os especialistas estabeleceram uma classificação de densidade nutricional, considerando a presença de 17 nutrientes essenciais – como potássio, fibra, proteína e vitaminas – a cada 100 kcal de vegetais crus.
Os alimentos que alcançaram uma pontuação de 10 ou mais, foram classificados como Powerhouse Fruits and Vegetables (PFV), ou seja, frutas e vegetais poderosos, seguindo os padrões oficiais da Food and Drug Administration (FDA).
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
Ranking dos alimentos mais saudáveis
No ranking elaborado, o agrião ficou em primeiro lugar, com classificação 100, seguido do repolho chinês, que alcançou a marca de 91,99.
Dos 47 alimentos analisados, apenas seis não atenderam aos critérios estabelecidos para serem considerados PFV: framboesa, tangerina, cranberry, alho, cebola e mirtilo.
Os resultados do estudo surpreenderam, pois nenhuma fruta apareceu no top 10. A primeira fruta aparece na 28ª posição e se trata do limão siciliano.
Veja as verduras mais saudáveis e seus benefícios para a saúde
Confira abaixo as 10 verduras mais saudáveis do mundo, de acordo com a pesquisa:
- Agrião – Rico em antioxidantes e aminoácidos, o vegetal se destaca também por ser uma fonte de nutrientes para pessoas que mantêm dietas vegetarianas, uma vez que possui vitamina B12 em sua composição.
- Repolho chinês – Fonte de vitamina B9, importante para a formação do sangue, vitaminas A e C e cálcio, além de fornecer cálcio, potássio, ferro e ser pobre em calorias, o que ajuda no emagrecimento.
- Acelga – Aliada no combate da anemia, pois é rica em ácido fólico, ferro e vitamina C. Além disso, possui vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e da pele.
- Folha de beterraba – Graças à vitamina C, contribui para o reforço do sistema imunológico e combate o envelhecimento precoce, conferindo firmeza e elasticidade à pele.
- Espinafre – Contém ferro, nutriente essencial para a produção de hemoglobina, que ajuda na prevenção e tratamento da anemia. Além disso, por ser rico em cálcio, magnésio e fósforo, ajuda a fortalecer os ossos.
- Chicória – Rica em fibras que proporcionam saciedade prolongada e regulam a função intestinal. O vegetal ainda contém potássio, ácido fólico, zinco, bem como vitaminas A, B e C.
- Folha de alface – O potássio ajuda a controlar a taxa cardíaca e pressão arterial. Conta ainda com vitamina K e vitaminas do complexo B, ácidos graxos e ômega 3, que ajudam no bom funcionamento do coração.
- Salsinha – Tem vitamina C e propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e evitando doenças, como a gripe.
- Alface Romana – É rica em vitaminas A e C, que ajudam a prevenir doenças do coração, diabetes e envelhecimento precoce.
- Couve – Por causa da vitamina C, ajuda a aumentar as defesas do organismo e na absorção do ferro. Rica em fibras, também promove o bom funcionamento do intestino. É particularmente recomendada a diabéticos já que favorece a produção de insulina.
Por que esses alimentos são considerados os mais saudáveis?
Acima de tudo, esses alimentos se destacam devido à sua densidade de nutrientes. Ou seja, eles fornecem uma grande quantidade de vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas ao organismo em relação ao seu teor calórico.
Além disso, no geral, esses vegetais possuem baixo teor de gordura e alto teor de fibras, que são essenciais para uma dieta saudável.
Com essas informações, você pode aprimorar suas escolhas alimentares e optar por opções mais nutritivas, levando uma vida mais saudável. Não se esqueça, no entanto, que o consumo de uma alimentação equilibrada deve estar aliado a uma rotina regular de exercícios físicos.