Estudo relaciona estes alimentos ao câncer de intestino em jovens

Pesquisadores analisaram 170 pessoas diagnosticadas com câncer de intestino

Aumento de casos de câncer de intestino entre jovens
Créditos: iStock/ipopba
Aumento de casos de câncer de intestino entre jovens

Médicos da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, realizaram um estudo e descobriram que certos alimentos podem estar causando o aumento de casos de câncer de intestino entre jovens.

O estudo, que foi apresentado no encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO – na sigla em inglês), analisou a relação entre o metabolismo e o surgimento de tumores.

Segundo os médicos, o consumo exagerado de carne vermelha e de açúcar é motivo de alerta.

Além disso, o trabalho aponta que a forma como o corpo converte carboidratos, proteínas e aminoácidos em energia, aliada à má alimentação, explica o aumento no número de casos entre os mais jovens.

Descobertas do estudo

Os pesquisadores concluíram que os pacientes mais jovens tinham níveis mais baixos de citrato, um tipo de ácido produzido pelo organismo, em comparação com os demais.

Inclusive, estudos recentes sugerem que o citrato tem um efeito protetor, evitando o crescimento de tumores.

Para a pesquisa, os médicos analisaram 170 pessoas diagnosticadas com câncer de intestino, sendo que 66 tinham menos de 50 anos.

Segundo Suneel Kamath, oncologista gastrointestinal e principal autora do estudo, deu para averiguar que a maneira como o corpo quebra os alimentos para transformá-los em energia tem forte relação com a incidência de câncer.

A pesquisadora também deixou o alerta para que as pessoas reduzam o consumo de carne vermelha e de açúcar: “Conhecemos isso como um fator de risco para câncer colorretal há muito tempo. E então, certamente diria que nossos dados apoiam isso.”

Alerta fica em consumo exagerado de açúcar e carne vermelha
Créditos: iStock/grandriver | bymuratdeniz
Alerta fica em consumo exagerado de açúcar e carne vermelha

Em outros estudos, o estilo de vida também foi apontado como uma das principais explicações para o aumento de casos de canceres entre jovens. Dentre os hábitos que favorecem o surgimento da doença estão:

  • alto consumo de alimentos ultraprocessados;
  • obesidade;
  • sedentarismo;
  • distúrbios no sono;
  • alimentação desequilibrada.

Câncer de intestino

O câncer de intestino, também chamado de pode de câncer de colorretal ou do cólon e reto, abrange os tumores malignos que se desenvolvem no intestino grosso (cólon) e no reto, parte final do intestino, que antecede imediatamente o ânus.

Esse tipo de câncer geralmente começa com pequenas lesões ou formações na parede interna do órgão.

Sinais de alerta para o câncer de intestino

O câncer de intestino tem boas chances de cura quando descoberto precocemente. Os sintomas, no entanto, demoram a surgir. Geralmente, passam despercebido por bastante tempo. Quando eles aparecem, pode incluir:

  • dor na região do estômago;
  • Sangue nas fezes;
  • mudanças nos hábitos intestinais;
  • fraqueza e fadiga;
  • perda de peso sem causa aparente;
  • mudanças nos hábitos intestinais.

O exame diagnóstico e preventivo para o câncer de intestino a colonoscopia, que é indicado para a população geral a partir dos 50 anos de idade. Porém, em casos de histórico familiar, deve-se iniciar o rastreamento mais cedo.