Estudo revela que composto anticâncer deste vegetal previne coágulos
Veja como o vegetal pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e AVC, graças ao sulforafano, um poderoso composto
A alimentação equilibrada e saudável possui um papel fundamental para o bem-estar e a promoção da saúde.
Recentemente, pesquisadores australianos sugeriram que o brócolis, um vegetal amplamente consumido na dieta brasileira, pode ser uma excelente opção para quem busca um estilo de vida mais saudável.
O brócolis, além de ser altamente nutritivo, apresenta componentes que previnem o câncer, ajudam a controlar o colesterol e, mais recentemente, mostrou ter potencial para prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
Como o vegetal, que apresenta componentes anticâncer, pode prevenir a formação de coágulos?
Presente no brócolis, o sulforafano (SFN) tem mostrado resultados interessantes em estudos científicos.
Ao interagir diretamente com as plaquetas, células responsáveis pela coagulação sanguínea, o SFN diminui sua aglomeração, o que diminui as chances de formação de trombos, prevenindo doenças como o acidente vascular cerebral (AVC).
A descoberta, que ainda está em fase inicial, acabou conduzida por pesquisadores da Universidade de Sydney e está publicada na revista científica ACS Central Science.
Potencial terapêutico e preventivo do brócolis
“O composto de brócolis não é apenas eficaz para melhorar o desempenho da medicação anticoágulo após um AVC, mas também pode ser usado como agente preventivo para pacientes com alto risco de AVC”, pontuou Xuyu Liu, biomédico e um dos autores do estudo.
A pesquisa sugere ainda que um consumo maior de vegetais escuros, como brócolis, couve e espinafre, é um auxiliar potente para o sistema imunológico. E ainda pode ajudar na prevenção de doenças.
Os pesquisadores almejam desenvolver medicamentos que usem o sulforafano como princípio ativo, a fim de lidar mais eficazmente com emergências médicas.
Nos experimentos realizados até agora, conduzidos com ratos, a combinação do SFN com medicamentos convencionais aumentou de 20% para 60% a eficácia do tratamento.
Saúde começa no prato
Contudo, vale lembrar que a pesquisa ainda está em fase inicial, e testes em humanos ainda precisam ocorrer.
A pesquisa, por fim, reforça a importância de uma alimentação balanceada e rica em frutas, legumes e verduras para a promoção da saúde.
Além de ser um alimento saboroso, o brócolis se mostra um aliado no combate a diversas doenças, incluindo as cardiovasculares.