Estudo sugere o que fazer após as refeições para reduzir o açúcar no sangue

Segundo pesquisadores, apenas dois a cinco minutos da atividade já provocam reduções significativas nos níveis de glicose no sangue

Por Silvia Melo em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
05/01/2025 08:04

Caminhar após as refeições sempre esteve associado à crença de que poderia ajudar na digestão. No entanto, recentemente, estudos  comprovaram que, além de auxiliar na digestão, a prática também auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

A descoberta é de um estudo publicado na revista Sports Medicine. A pesquisa revelou que uma breve caminhada de 15 minutos, sobretudo após a refeição, pode ter um efeito significativo na redução do açúcar no sangue.

O estudo chegou a essa conclusão após a análise de sete pesquisas, todas focadas na relação entre o estado pós-prandial (após a refeição) e certas atividades físicas como: sentar, ficar de pé e caminhar.

Quanto tempo é necessário para ter efeito?

Pequenas caminhadas, com duração de apenas dois a cinco minutos, já provocam reduções significativas nos níveis de glicose no sangue. Contudo, segundo o estudo, o ideal é que esse breve exercício seja realizado a cada 20 a 30 minutos durante o dia.

Estudo revelou que uma breve caminhada de 15 minutos após a refeição pode reduzir o açúcar no sangue
Estudo revelou que uma breve caminhada de 15 minutos após a refeição pode reduzir o açúcar no sangue - uchar/istock

Vale ainda ressaltar que essa orientação e benefícios se aplicam tanto a pessoas com diabetes tipo 2 e pré-diabetes quanto àquelas sem essas condições.

Além disso, observou-se que permanecer de pé após uma refeição também resultou em benefícios para a redução de açúcar no sangue. Apesar disso, o ganho foi menor quando comparado a caminhar.

Por que esse truque ajuda a controlar o nível de açúcar?

Segundo os pesquisadores, a atividade física moderada, como a caminhada, envolve a ação muscular.

Quando nos movimentamos, os músculos consomem glicose, contribuindo assim para a redução dos níveis de açúcar no sangue.

O mecanismo é especialmente útil para pessoas com diabetes, onde o controle dos níveis de glicemia é fundamental para evitar complicações.