Estudo sugere que óleos usados no preparo de certos alimentos podem levar ao câncer
Pesquisadores destacam que o problema maior está no consumo excessivo de alimentos ultraprocessados que contenham esses óleos
Óleos de cozinha populares podem estar causando um aumento nos casos de câncer de cólon, mostrou um novo estudo liderado por um laboratório do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos. As descobertas foram publicadas periódico Gut.
O estudo sugere que certos lipídios, particularmente os ácidos graxos ômega-6, comumente encontrados em óleos de sementes usados para fazer junk food ultraprocessados, podem promover inflamação que pode levar a tumores de câncer de cólon.
Para este estudo, os pesquisadores examinaram tumores de mais de 80 pessoas com câncer de cólon, com idades entre 30 e 85 anos.
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
- Ácidos graxos no cordão umbilical podem influenciar o risco de autismo
O estudo pelo se concentrou no papel dos lipídios, também conhecidos como gorduras, ao redor dos tumores de câncer de cólon.
Em particular, ele analisou os mediadores lipídicos, um tipo de lipídio responsável pela comunicação entre as células do corpo e que é amplamente derivado das gorduras que uma pessoa ingere.
Descobertas
A equipe descobriu que a maioria, se não todos, os mediadores lipídicos no tumor eram da “classe pró-inflamatória” de lipídios, como os ácidos graxos ômega-6, o que significa que eles promovem a inflamação e suprimem o sistema imunológico ao redor do tumor. Havia poucos, se algum, mediadores lipídicos da “classe pró-resolução”, como os ômega-3, que reduzem a inflamação, presentes nos tumores.
Já é sabido que a inflamação pode contribuir para o desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o câncer de cólon. Então, essencialmente, a pesquisa acrescenta a esse conhecimento, sugerindo que consumir certos alimentos pode levar mediadores lipídicos a suprimir as células imunes ao redor dos tumores, permitindo que eles cresçam.
Devemos parar de consumir óleo de sementes?
Apesar da descoberta, os autores não recomendam parar de consumir esses óleos de sementes. Segundo eles, com moderação, o consumo é saudável, embora o azeite seja mais.
O que os pesquisadores desencorajam é o consumo de muito mais óleos de sementes e alimentos utraprocessados que contenham esses óleos do que aqueles que contenham ácidos graxos ômega-3.
O problema maior está nos óleos de sementes encontrados em alimentos ultraprocessados que contribuem para as respostas inflamatórias que levam ao câncer de cólon e outros tipos de câncer, não apenas cozinhar com óleos de sementes.