Exame de histeroscopia é importante para a saúde das mulheres

Por: Redação | Comunicar erro

Poucas pessoas sabem o que é o exame de histeroscopia, no entanto, o procedimento é importante quando o assunto é pólipo endometrial, miomas uterinos e câncer de endométrio, doenças que atingem muitas mulheres. Por isso, o Minha Vida publicou uma matéria sobre o tema e resolvemos replicar por aqui.

Os pólipos são lesões que podem ser precursoras do câncer de endométrio e atingem de 10 a 24% das mulheres, principalmente em torno dos 50 anos. Já os miomas são responsáveis por causar hemorragias e dificuldades para engravidar, e ocorrem em até 25% das mulheres em idade fértil.

Foto: Reprodução/iStock
A histeroscopia é capaz de mostrar pólipos e miomas da camada interna do útero

A histeroscopia é um procedimento que possibilita a visualização do útero por dentro, a chamada cavidade endometrial. A histeroscopia diagnóstica é um exame feito para observar a cavidade uterina, o canal cervical e a vagina. A vantagem é permitir a realização em ambulatório, sem o uso de anestesia e sem internação.

Pra realizar a histeroscopia, a paciente deve estar em posição ginecológica e não pode estar menstruada, grávida ou com infecções genitais. O procedimento consiste na introdução do histeroscópio pela vagina, que chega através do canal do colo uterino até a cavidade endometrial, levando luz ao seu interior, bem como soro fisiológico para distendê-la.

Através de uma câmera acoplada, que leva imagens até um monitor de TV, a paciente poderá acompanhar o seu exame em tempo real. Logo em seguida, ela poderá retornar às atividades cotidianas, sempre seguindo as orientações médicas.

Leia a matéria na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
2
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da USP, ensina sobre os principais sinais da depressão. Esse vídeo faz …
3
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
4
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
5
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
6
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
7
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
8
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …