Exame revela que feto dividia o útero com um cisto gigante

Alimentado pelos hormônios da gravidez, o cisto aumentou de tamanho e passou a disputar espaço com o bebê

Uma mulher norte-americana ficou assustada quando descobriu por meio de exames que seu bebê estava compartilhando seu útero com um cisto do tamanho de um melão.

A descoberta aconteceu quando Eve Lincoln, de 36 anos, estava na sétima semana de gravidez de seu terceiro bebê.

Feto dividia ovário com um cisto do dobro do seu tamanho
Créditos: reproduçao/kennedy News
Feto dividia ovário com um cisto do dobro do seu tamanho

Os médicos no entanto, a aconselharam a não se submeter a uma cirurgia para remover o cisto no meio da gestação devido ao risco para o bebê, especialmente porque não estava causando nenhum problema.

Mas, nas semanas seguintes, a mulher procurou um hospital porque sua barriga apresentou um aumento desproporcional. Um exame de ultrassom revelou que o cisto havia aumentado 5 cm em uma semana, indo para 17 cm.

Os médicos concluíram que os hormônios da gravidez “alimentaram” o cisto, fazendo-o crescer e prejudicando o desenvolvimento do feto.

A mulher, então, foi submetida a exames que mostraram que não se tratava de um tumor maligno e passou por cirurgia para a retirada da massa. A cirurgia correu bem, sem risco para o bebê.

Mulher teve que retirar o cisto ainda durante a gestação
Créditos: reprodução/kennedy news
Mulher teve que retirar o cisto ainda durante a gestação

Eve agora está alertando outras mulheres para que tratem seus cistos ovarianos antes de engravidar. “Se você sabe que tem um cisto ovariano antes de engravidar, não engravide até resolver o cisto ou removê-lo”, disse ela.

“É muito provável que cresça tremendamente durante a gravidez por causa dos hormônios, então você pode acabar tendo que fazer uma cirurgia de emergência durante a gravidez, como eu fiz.”