Este exercício te ajuda a viver mais e a parar a dor no joelho

Pessoas que praticam o exercício têm 21% menos probabilidade de desenvolver osteoartrite

Pesquisas apontam para exercício que ajuda na dor do joelho
Créditos: tonodiaz/DepositPhotos
Pesquisas apontam para exercício que ajuda na dor do joelho

A ciência descobriu que praticar um exercício específico pode nos ajudar a viver mais e nos livrar da dor no joelho. Novas pesquisas mostram que pedalar regularmente pode reduzir as chances de alguém desenvolver osteoartrite na terceira idade.

Um estudo, publicado no mês passado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, entrevistou 2.600 pessoas com idade média de 64 anos sobre seus hábitos de exercício ao longo da vida.

Todos os participantes corriam um risco elevado de desenvolver artrite no joelho devido ao peso, histórico familiar ou outras lesões anteriores.

Os pesquisadores também tiraram radiografias dos participantes para avaliar a artrite nas articulações

Entre as pessoas do grupo, os ciclistas tinham 21% menos probabilidade de apresentar evidências de raios X e sintomas de osteoartrite em comparação com aqueles que não tinham histórico de ciclismo.

O que é osteoartrite?

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Às vezes chamada de artrite de “desgaste”, ela afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos e ocorre quando a cartilagem de uma articulação começa a se romper, causando perda de função e dor. 

Embora a osteoartrite possa danificar qualquer articulação, o distúrbio afeta mais comumente as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral.

Os sintomas da osteoartrite geralmente podem ser controlados, embora os danos às articulações não possam ser revertidos.

Por que o ciclismo é tão benéfico?

Os investigadores apontam para o fato de o ciclismo ter um baixo impacto. Isso o torna uma forma de exercício muito sustentável para as pessoas ao longo da vida.

Quando você está pedalando, o movimento repetitivo – pedalar de forma circular repetidas vezes – também ajuda a circular o fluido da articulação sinovial ao redor do joelho.

O fluido atua como lubrificante, ajudando a manter as articulações funcionando de maneira suave e sem atrito. 

Quando o fluido circula bem, ele também fornece nutrientes para a cartilagem.

Embora o ciclismo apresente algum nível de risco de lesões, em geral, os pesquisadores disseram que, como há pouco peso nas articulações, em comparação com uma atividade como a corrida, é muito benéfico para quem procura manter uma atividade para o resto da vida. 

Além disso, segundo os pesquisadores, existem  dados que sustentam que as pessoas vivem mais tempo quando andam de bicicleta.

Estudos anteriores mostraram que as pessoas que pedalam apenas uma hora por semana têm 22% menos probabilidade de morrer prematuramente.