Exibição de filme japonês e debates exploram a bioética e a morte

22/10/2014 09:58 / Atualizado em 04/05/2020 15:04

Para debater as questões bioéticas relacionadas ao significado e ao cuidado do corpo humano, é realizado no anfiteatro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz um evento que conta com a exibição do filme “A Partida”, do japonês Yojiro Takita, e debates com especialistas da área. O encontro acontece na sexta, dia 24, a partir das 18h, e a entrada é totalmente Catraca Livre.

Para debater, foram convidados a médica e coordenadora da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Servidor Público Municipal, Dalva Matsumoto; o sacerdote oblato da OMI, psicólogo e professor de Teologia, Rubens Pedro Cabral; e a psicóloga e uma das fundadoras do Laboratório de Estudos Sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP, Ingrid Esslinger.

cena de "A Partida" (reprodução)
De Yojiro Takita, filme “A Partida” é exibido no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, seguido de debate sobre questões de bioética e sobre a forma como o ser humano lida com a morte - (c) 2008 Departures Film Partner

Para quem não sabe, o filme “A Partida” fala sobre a história de Daigo Kobayashi, um jovem músico que, na necessidade de trabalhar e pagar as dívidas, arranja um emprego para ser assistente de um agente funerário, o que significa que terá que manipular pessoas mortas.

De início, Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Contudo, esconde o novo trabalho da esposa. Aos poucos ele passa a compreender melhor a tarefa de preparar o corpo de uma pessoa morta para que tenha uma despedida digna.

Assista ao trailer do filme: